Início da campanha republicana no país, “Convenção de Itu” completa 148 anos

Em 18 de abril de 1873, às 17h, em um sobrado localizado na cidade de Itu, aconteceu uma importante reunião entre políticos e proprietários de fazendas de café, que deu início à campanha republicana no país e às bases para a fundação do Partido Republicano Paulista. De acordo com alguns historiadores, mais de 133 pessoas de 16 cidades paulistas, incluindo a capital, participaram desse encontro, chamado de “Convenção Republicana de Itu”. 

Após exatos 50 anos, a casa erguida nas décadas iniciais do século 19, que serviu como residência da Família Prado, foi transformada em museu, o Museu Republicano “Convenção de Itu”, uma extensão do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP). “Além do movimento republicano e da primeira fase da República brasileira, o acervo trata também da história de Itu e região”, explica a Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, supervisora do MRCI. 

Do encontro de 1873, o MRCI guarda o Livro de Ata da Convenção e, de seus participantes, uma coleção de pinturas encomendadas pelo diretor do Museu, Afonso Taunay. Algumas delas produzidas por artistas como Oscar Pereira da Silva, Tarsila do Amaral, Henrique Manzo. “As reproduções em tela foram baseadas em fotos cedidas por familiares dos convencionais”, conta a supervisora. No entanto, nem todas as famílias tinham ou enviaram as imagens, por isso a coleção é formada por 116 quadros, que são expostos no Museu em revezamento. 

Mas, fechado há um ano devido à pandemia de Covid-19, o MRCI pode ser visitado virtualmente por meio do link vila360.com.br/tour/mrciusp.html – a novidade foi lançada em 15 de novembro do ano passado, em homenagem à Proclamação da República. Para todas as exposições em cartaz, a plataforma oferece recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual ou auditiva, recursos de audiodescrição e também descrição do conteúdo em espanhol e inglês.