Instituto do Legislativo realiza formatura da 2ª turma do projeto “Vereador Mirim”

Vereadores mirins após a realização da solenidade de formatura, realizada na Espaço Fábrica São Luiz/ Foto – Vereador Mirim

Na manhã do último sábado (02), foi promovido pelo Instituto do Legislativo Ituano (ILI), no Espaço Fábrica São Luiz, a formatura da segunda turma do projeto “Vereador Mirim”.

Criado pela Lei nº 1631 de fevereiro de 2014, o projeto, que é organizado e coordenado pelo ILI, envolveu 13 estudantes de escolas da rede pública e particular da cidade teve como objetivo fortalecer a cidadania e promover interação entre a comunidade e o Poder Legislativo.

A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Caio Gaiane (REDE), representando o prefeito Guilherme Gazzola (PTB), o presidente da Câmara dos Vereadores José Galvão (DEM) e dos demais edis, exceto Macruz (PTB) e Giva (PROS), demais autoridades municipais, professores e familiares dos jovens representantes do Legislativo.

Aprendizado

Na oportunidade, cada um dos edis mirins discursaram brevemente ao lado de seus padrinhos, os vereadores, comentando sobre suas impressões e a importância em fazer parte do projeto.

Para o presidente da mesa mirim Lucas Alves de Melo da Silva, de 15 anos, aluno do 9º ano do Colégio SESI, a participação no programa foi uma mudança de visão. “Foi muito legal participar desse projeto, porque tínhamos uma visão muito errada da política, então conseguimos nos aproximar mais e conseguimos de fato saber como funciona de verdade. Tínhamos um preconceito. Tivemos uma visão diferenciada. Pretendo seguir na vida pública, após cursar uma faculdade ou de engenharia aeronáutica ou medicina”.

Mudança

José Galvão, presidente do Legislativo ituano, falou à reportagem sobre a importância do projeto e as mudanças do mesmo para 2018. “O projeto estimula a cidadania entre os jovens, aproxima a população do Legislativo ituano e possibilita mostrar que a política não é uma coisa suja, rasteira, asquerosa, que temos de ficar longe. Pelo contrário: é uma ferramenta de transformação da sociedade. E para o ano que vem faremos uma modificação para que a Legislatura fique no período de um ano, para que (os participantes) possam ter um tempo maior para elaboração de projetos”.

Presidente do ILI, Charlene Souza, visivelmente emocionada, explanou sobre o primeiro ano do projeto, reforçando sua importância para o futuro do município. “A formatura é um marco para os vereadores mirins e as sessões foram boas. Foi um aprendizado incrível, tanto para nós do ILI quanto para esses jovens, que levarão essa experiência para o resto de suas vidas. Puderam ter uma compreensão maior do funcionamento do Legislativo e quem sabe algum deles possa seguir na política futuramente”.

Coordenadora do projeto, Graziela Primiani, do Departamento de Comunicação do ILI, destacou a dedicação dos jovens edis. “Foi um contato muito bom. Nunca havia trabalhado com pessoas dessa faixa etária antes e é interessante ver como eles são espertos, como eles tem boas e transformadoras ideias, o que é mais importante”, finaliza. O projeto volta em fevereiro de 2018.

Participaram desta legislatura mirim: Adrielle Moura Barbieri (E.E Prof Anthenor Fruet), Amanda Karen Motozono (Colégio Integrado Monteiro Lobato), Amanda Laura Martins de Oliveira (EMEF Convenção de Itu), Elifelete Carlos Cavalcante (E.E Prof. Salathiel Vaz de Toledo), Enzo Dalton Arraval (Instituto Branta de Educação e Cultura), Giovanna de Toledo Fontes (E.E. Prof. José Leite Pinheiro Júnior), Giúlia Tenório de Souza (E.E. Prof. Rogério Lázaro Toccheton), Lucas Alves de Melo da Silva (Colégio SESI), Luan Ítalo dos Santos Fiorele (E.E. Profª Mércia Maria Cazarini), Ohana Gabriela dos Santos Fazenda (E.E. Profª Priscila de Fátima Pinto), Pedro Evangelista da Silva (EMEF. Profª Marilze Calil),Sandro Rogério Ferreira da Silva (E.E. Dr. Benedito Lázaro de Campos) e Sidney Adão Veloso Júnior (E.E. Francisco Nardy). (Daniel Nápoli)