Interfoto 2018 se encerra neste domingo e apresenta trabalho de mais de 70 artistas

Exposições gratuitas estão concentradas no Espaço Fábrica São Luiz, no Centro de Itu – Foto: André Roedel

Prossegue até domingo (22), no Eixo Histórico de Itu, a 5ª edição do Interfoto 2018, maior festival de fotografia do interior de São Paulo e que neste ano tem como temáticas a preservação de espécies e a fotografia criativa através dos eixos Fotografia de Natureza, Fotografia Autoral e Fotografia Técnica. São diversas exposições gratuitas e abertas ao público em geral.

“Acreditamos que a fotografia tem um papel importante na preservação da natureza”, comentou Carlos Marien, um dos curadores do Interfoto 2018 durante a inauguração oficial do festival, ocorrida na quarta-feira (18). O festival neste ano conta também com diversas palestras, desde impressões alternativas até tratamento de imagem, varal fotográfico na Praça da Matriz e exposição no Museu da Energia de Itu.

“É uma festa à fotografia”, salienta o curador sobre as fotografias expostas no Espaço Fábrica São Luiz. Destaque para o fotógrafo e arquiteto Arlei Bertani, da cidade de Salto/SP, que expõe sua série “Sobrevivência”, que conta com fotos que mostram a reflexão forte sobre a realidade da situação atual do Rio Tietê. “É possível avaliar como somos responsáveis pela natureza e pela vida das espécies”, comenta Marien sobre o trabalho de Arlei.

Também é destaque na 5ª edição do festival a exposição “Ser Urbano”, que traz a perspectiva de oito artistas em formação e outros já consagrados no ramo. A diversidade das imagens busca dialogar com o público, evidenciando toda a dinâmica do que é Ser Urbano.

Carlos Marien também contou sobre como é planejar cada edição do festival. “A gente pensa pelo envolvimento que temos com a fotografia. Eu tenho muitos amigos fotógrafos que estão sempre me dando ideias, e eu como curador vou buscando eixos. Então é trabalho de um ano pensando. Já estou pensando no ano que vem”, relata o curador. “É um trabalho de amor, dedicação e carinho”, encerra. O festival conta com o trabalho de mais de 70 artistas no ramo.

O Interfoto 2018 acontece no Espaço Fábrica São Luiz (Rua Paula Souza, 492, Centro) e também Museu da Energia de Itu, na Casa da Praça, na Fundação de Arte Marcos Amaro (FAMA) e nas praças e becos do centro da cidade. Mais informações, assim como a programação completa, podem ser conferidas no site interfoto.com.br.