Investe SP abre nova seleção para programa gratuito de mentoria para exportação

Perfil e potencial para exportação, disponibilidade para serem capacitadas e CNPJ são alguns dos critérios para avaliação das empresas

 

A Investe São Paulo está com inscrições abertas para as empresas que quiserem se candidatar para participar gratuitamente do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEx), criado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). As inscrições devem ser feitas pelo link bit.ly/peiexsp2018.

Até meados de setembro de 2017, a Investe SP era coordenadora do programa apenas para a região metropolitana de São Paulo, que engloba 39 municípios. Porém, para a segunda fase do convênio com a Apex-Brasil, a agência de promoção de investimentos e exportações paulista expandiu sua área de atuação para todos os municípios localizados dentro de um raio de 100 km de distância da capital. O leque foi aberto para 105 novas cidades, sendo 24 delas da região metropolitana de Sorocaba, incluindo Itu.

Assim, durante um ano, 130 empresas paulistas selecionadas serão atendidas pelo programa, que tem como objetivo estimular e promover a cultura exportadora nas empresas por meio de mentoria gratuita, principalmente as pequenas e médias. Podem ser aprovadas empresas – que possuam perfil e potencial para exportação, disponibilidade para serem capacitadas e CNPJ – sediadas nas 130 cidades, com destaque para as da região.

No início do atendimento, os técnicos do PEIEx verificam o nível de preparo da empresa para exportar, avaliando junto ao representante de cada empresa os procedimentos e controles existentes e ajudando a definir um plano de comércio exterior. Ao final do processo, a empresa participa de um “evento teste”, onde buscará expor seu produto a compradores internacionais.

Ao longo do PEIEx, as empresas participantes têm acesso não só à mentoria personalizada dos técnicos, mas também a palestras, workshops e eventos de networking junto com os outros participantes do programa.