Ipem-SP realiza verificação de taxímetros em Itu

A verificação de taxímetros em Itu ocorre até quinta-feira (29), das 9h às 12h, na Avenida Edson Benedito Andreazza, bairro São Camilo. Os serviços precisam ser agendados no site do Ipem-SP (www.ipem.sp.gov.br) para realização nas regionais do instituto no estado de São Paulo. 

Todos os serviços referentes a taxímetro devem ser agendados no site do Ipem-SP, tanto para “Verificação” como para “Outros Serviços”. Por exemplo, troca de titularidade, furto, roubo, baixa de taxímetro e atraso de verificação.  O taxista está sujeito à penalidade em caso de atraso ou não comparecimento à verificação anual de taxímetro. 

Para realizar a verificação os taxistas devem agendar o horário de atendimento pelo site do Ipem-SP e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem a quitação da taxa e o agendamento online, a verificação não será realizada.

O objetivo da verificação periódica dos taxímetros é certificar se o preço registrado pelo equipamento corresponde, com base na distância e no tempo gasto, ao trajeto percorrido pelo veículo. A verificação abrange também a análise das condições gerais dos veículos, como a rolagem e rodagem dos pneus e do taxímetro (tarifa, lacres, entre outros). A ação será realizada pela equipe de fiscalização da regional do instituto em Sorocaba.