Isolamento social em Itu é de 49%, aponta Sistema de Monitoramento Inteligente

Vista aérea da cidade de Itu (Foto: Sidnei Di Santi/Flickr)

O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo mostra que o percentual de isolamento social no Estado foi de 50% nesta terça-feira (14). Já em Itu, a taxa foi menor: 49%. O ápice do isolamento no município ituano foi no dia 10 de abril, quando atingiu 59%.

Outras cidades da região:

  • Sorocaba: 49%
  • Indaiatuba: 50%
  • Votorantim: 52%
  • Tatuí: 53%
  • Salto: 51%
  • São Roque: 56%

De acordo com o Coordenador do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, o médico infectologista David Uip, a adesão ideal para controlar a disseminação da Covid-19 é de 70%. Se a taxa continuar baixa, o número de leitos disponíveis no sistema de saúde não será suficiente para atender a população.

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas. As informações são aglutinadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário, segundo o Governo de São Paulo.

Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus. No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades com população igual ou superior a 70 mil habitantes. O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios.

2 comentários em “Isolamento social em Itu é de 49%, aponta Sistema de Monitoramento Inteligente

  • 16/04/2020 em 05:24
    Permalink

    Fala para as empresas liberar os funcionários e parar de fazer ameaça de demissão se não for trabalhar.
    Faz isso que fico em casa com maior prazer.

  • 16/04/2020 em 12:11
    Permalink

    Trabalho em um supermercado e só vejo pessoas se aglomerado e comprando cervejas pra comemorar Deus sabe o que em uma época dessas. Muitas pessoas não tem consciência da gravidade do problema ou não dão a mínima, pra acabar ainda rola uns beijinhos de cumprimentos e lambeção de dedos pra abrir as sacolas. Só por Deus.

Os comentários estão desativados.