Itu 410 anos: aniversário do município é comemorado com série de eventos

Por André Roedel e Daniel Nápoli

Grande público presente na Matriz (Foto: André Roedel)

A cidade de Itu completou seus 410 anos de fundação no último domingo (02), mas as comemorações referentes a data tiveram início na noite de sábado (1º), com a abertura das solenidades ocorrendo na Praça Padre Anchieta (Largo do Bom Jesus), marco zero do município, em cerimônia de acendimento da pira, com a presença de diversas autoridades.

O evento contou com apresentações da Banda Lira Reinvento e do Coro Municipal de Itu, além da execução do Hino de Itu de uma maneira inovadora, com cantores de diferentes segmentos fazendo uma releitura do mesmo.

Momento do acendimento da pira (Foto: Daniel Nápoli)

Na oportunidade, Getúlio Elias Schanoski, presidente da SACI (Sociedade Amigos da Cidade de Itu), enalteceu a cidade e a evolução da educação no município ao longo das décadas.  Companheiro de SACI de Getúlio, Silvio Edson Gigliotti relembrou acontecimentos que marcaram a cidade desde sua fundação até os dias atuais.

Ao fazer uso da palavra, o prefeito Guilherme Gazzola destacou o trabalho realizado desde que assumiu o Executivo municipal, além de comentar sobre a recente ampliação da Unidade I da Rede Saber e da revitalização do prédio do “Convenção de Itu”, bem como as intervenções promovidas nas redes de água e esgoto da cidade. Após, foi realizado acendimento da pira, abrindo de forma oficial as comemorações.

Inaugurações
No dia seguinte, ocorreram algumas inaugurações para celebrar o aniversário de Itu. A primeira foi logo cedo: a ampliação da Escola Municipal em Tempo Integral “Rede Saber”, localizada na Rua Sorocaba. O local agora conta com um novo prédio que receberá mais 300 alunos, ampliando o atendimento para 620 estudantes. Foram construídas dez salas de aulas, novos banheiros e refeitório.

Corte do bolo de aniversário de Itu (Foto: André Roedel)

Em seguida, Gazzola, família e outros secretários, além da população ituana, participaram da missa realizada na Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária. Próximo ao meio-dia, o prefeito e demais integrantes de seu governo se dirigiram até a Praça Conde de Parnaíba, local em que foi realizado o corte simbólico do bolo de aniversário e entrega dos 4.100 pedaços (todos embrulhados) para os munícipes, que compareceram em peso.

Logo após houve a inauguração oficial da “nova” escola “Convenção de Itu”, agora pertencente à Rede Saber de Ensino em Tempo Integral. Após agradecer o trabalho do secretário municipal de Educação, Walmir Scaraveli, e toda a sua equipe, e saudar as inúmeras autoridades presentes, ex-alunos e ex-professores, Gazzola fez um discurso emocionado. O chefe do Executivo lembrou que o prédio ficou sob a responsabilidade do município a partir de “2006 e, em questão de quatro anos, ficou inabilitado para receber um aluno sequer”.

Guilherme também destacou que “no ano de 2011, o Convenção cerra as suas portas, sendo uma das maiores vergonhas da cidade, enterrando a história de todos que estudaram e lecionaram no local, enterrando o respeito à memória e marcando o pouco caso com Educação” naquela época. O prefeito seguiu explicando que, desde o primeiro dia de sua gestão, buscou inúmeras alternativas para recuperar o prédio e no final do ano passado com “coragem e força, a reforma foi feita com recursos próprios em cinco meses”.

Por fim, Gazzola anunciou que a reabertura do Convenção, agora como escola municipal de período integral, praticamente, triplica o número de alunos da Rede Saber. Itu inicia o ano de 2020 com quase mil vagas de ensino integral na rede municipal. Vale ressaltar que as matrículas para estudar nas Escolas Municipais em Tempo Integral foram realizadas no mês de setembro e todas as vagas foram preenchidas.

Fubaleiro e Kindú
As festividades prosseguiram com a entrega da reforma completa da captação de água bruta do Fubaleiro. Segundo a Prefeitura, o último registro de obras no local é de 1998. “É inadmissível que outras gestões não tenham tido o cuidado necessário com uma captação tão importante para o abastecimento da população ituana. A Estação Elevatória – que oferece 280 litros de água por segundo para abastecimento da população – corria risco de colapso da estrutura civil de sua casa de bombas. O desabamento era iminente”, declarou o prefeito.

(Foto: Divulgação)

Por conta disso, a CIS – Companhia Ituana de Saneamento acelerou a conclusão do Sistema Mombaça em 2018 – que possui mesma capacidade de captação – para ter a segurança hídrica necessária para iniciar uma reforma mais completa e profunda no Fubaleiro. “A água também é uma das prioridades desta gestão”, prosseguiu Gazzola.

A inauguração do novo prédio da Clínica de Fisioterapia Reolando de Arruda Carneiro – Kindú, na tarde de domingo, também fez parte das comemorações de aniversário. Com espaço ampliado e moderno, localizado no Centro, a clínica, segundo a secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo, passa a oferecer um novo conceito de atendimento e com maior resolutividade.

A Clínica Kindú realiza, mensalmente, 1,1 mil sessões de fisioterapia. As áreas atendidas na referida unidade são Ortopedia e Traumatologia, Neurologia adulto e pediátrico, Respiratória e Reumatológica. A Clínica Kindú está localizada na Rua Floriano Peixoto, 457, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. O atendimento ocorre mediante encaminhamento de médico ortopedista que atua na rede municipal de saúde.

Show com a banda Fundo de Quintal agitou Itu (Foto: André Roedel)

Show
Finalizando o intenso dia 2 de fevereiro de 2020, a Praça Padre Miguel (Matriz) recebeu milhares de pessoas para o show do grupo Fundo de Quintal, que encerrou com chave de ouro a programação festiva. Ao som de grandes clássicos do samba e do pagode, ituanos e turistas curtiram a apresentação. Nem mesmo o tempo nublado afastou o público.

Além disso, a Festa Italiana prosseguiu em seu segundo final de semana, com shows no período da noite. O público rotativo no dia inteiro foi de aproximadamente 15 mil pessoas, de acordo com a Secretaria de Turismo, Lazer e Eventos. Na sequência, estava prevista a procissão luminosa de Nossa Senhora da Candelária, padroeira da cidade. (Com informações da Prefeitura de Itu)

Um comentário em “Itu 410 anos: aniversário do município é comemorado com série de eventos

  • 28/03/2020 em 16:51
    Permalink

    Sempre q visito minha filha Debora Feder em São Paulo capital, visito essa linda cidade de ITU.
    Cidade bem estruturada com lugares onde o visitante pode desfrutar de belos passeios.Tive oportunidade de conhecer e saber q Itu nos seus 410 anos de existência proporciona movimentos culturais em especial para saude e educação.
    Parabenizo o prefeito atual pelo trabalho realizado em prol dos Ituanos e dos brasileiros.

Os comentários estão desativados.