Itu abrigará acervo do presidente da República Michel Temer a partir de 2019

Presidente Michel Temer (MDB), durante aula magna na FADITU no ano de 2012/ Foto – Reprodução

 

Uma notícia publicada no jornal O Globo do último domingo (07) na coluna do jornalista Anselmo Gois, dá conta que Michel Temer deverá transferir seu acervo presidencial para a cidade de Itu assim que deixar o Palácio do Planalto em janeiro próximo. O presidente da República, nascido em Tietê/SP, tem ligações com o município ituano.

A nota diz que “em 1969, ele (Temer) começou a trabalhar na Faculdade de Direito de Itu (FADITU), como professor-assistente de Direito Constitucional.” Diz também que “Temer pensa em reabrir seu escritório de advocacia em São Paulo e planeja atuar vez por outra como parecerista.”

A reportagem do Periscópio manteve contato com o professor doutor Mário Duarte, da FADITU que confirmou as informações. “Estamos tratando disso há alguns meses. Estamos reformando um espaço exclusivamente para abrigar esse acervo”, comentou o docente.

A FADITU está reformando uma área especialmente para abrigar o acervo de Michel Temer/ Foto – Moura Nápoli

O acervo deverá incluir objetos pessoais e de interesse público, documentação, correspondências, fotos e presentes recebidos pelo presidente. Tudo ficará a cargo do setor de biblioteca da FADITU. Segundo Duarte, “o material deve estar chegando em breve.”

Michel Miguel Elias Temer Lulia, nascido em Tietê/SP em 1940, tem ligações com a Faditu desde 1969, quando atuou como professor-assistente de Direito Constitucional, passando posteriormente para titular, foi vice diretor e chegou a ser diretor da faculdade.

Para Duarte, “não sei se agora ele teria disposição de voltar, mas a FADITU está sempre de portas abertas para Michel Temer”, concluiu o professor doutor.

Pessoa historicamente ligada à Faditu, a doutora Maria Lúcia Caselli, mantenedora da faculdade, mostrou-se orgulhosa com a notícia. “Itu é um centro importante e já temos aqui, no Museu Republicano, os acervos dos ex-presidentes Prudente de Moraes e Washington Luiz”, disse, afirmando que “fico satisfeita, pois ele [Temer] será o terceiro presidente a ter documentos históricos em Itu. A cidade é referência em estudos republicanos”, concluiu.