Itu ainda não possui casos de ômicron e H3N2

Pronto Atendimento de Síndromes Gripais começou a funcionar na última quinta-feira (Foto: Daniel Nápoli)

O mês de dezembro registrou um aumento de casos de síndrome respiratória causadas pela variante ômicron do novo coronavírus e pela variante H3N2 do vírus Influenza em todo o Brasil. Em Itu, houve um aumento de 40% de casos de síndrome respiratória entre 20 de dezembro e a segunda-feira (03), fazendo com que fosse instalado no prédio da Santa Casa de Misericórdia de Itu (acesso pela Rua Pedro de Paula Leite, s/n) o Pronto Atendimento (PA) de Síndromes Respiratórias e Gripais.

O PA passou a funcionar na quinta-feira (05), e terá atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, atendendo casos de gripes com sintomas leves. O atendimento também será prestado na Unidade Básica de Saúde – UBS 11, situada na Rua Osasco, s/n, Cidade Nova I, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Aos finais de semana, pessoas com suspeita de síndromes respiratórias e gripais devem se dirigir ao PA, das 7h às 22h; à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Bairro Nossa Senhora Aparecida, ou ao Pronto Atendimento Municipal (PAM) da Vila Martins, ambos com funcionamento durante 24 horas. As novas medidas têm como objetivo desafogar, por exemplo, a UPA, que nos últimos dias ficou lotada, o que causou reclamações entre munícipes que aguardavam atendimento. O serviço privado também vem registrando sobrecarga. De acordo com a assessoria da Unimed Salto/Itu, em geral, a média de atendimentos no PA de Itu tem sido de 120 pacientes ao dia.

A demanda no primeiro dia de atendimento do PA atendeu às expectativas, segundo a Secretaria de Saúde Municipal de Saúde ao JP. “Os pacientes foram devidamente orientados pela equipe do referido serviço”, destaca em nota. A secretária municipal de saúde Janaina Guerino Camargo comentou a respeito do trabalho desenvolvido.

“Os gestores da saúde pública municipal sempre acompanham os cenários epidemiológicos do mundo e do Brasil, o que nos permite planejar e executar ações que visam prevenir e ou amenizar os riscos à saúde da população ituana. O Poder Público continua trabalhando diuturnamente nesse sentido e pede a colaboração das pessoas para que cumpram as medidas sanitárias, unindo forças para diminuir os impactos desses cenários”.

Dados

Segundo a Secretaria de Saúde, até o momento não há caso de H3N2 no município, com a pasta aguardando resultado de exames do Adolfo Lutz para quatro casos suspeitos da variante. Já sobre a Covid-19, a secretaria informa que os casos quadruplicaram na cidade na última semana, com a maioria absoluta de casos leves, não havendo registro de caso da variante ômicron em Itu até o momento. 

Também não há casos de dupla contaminação em Itu, que é constatada quando os dois testes – para gripe e para Covid – dão positivo. Ela foi apelidada de “flurona” (união dos termos “flu”, de influenza, com “rona” de coronavírus) na imprensa internacional, mas o termo não designa um novo tipo de doença, apenas uma forma simplificada de se referir à ocorrência simultânea de contaminações.

Sobre a vacina contra gripe, a Prefeitura de Itu informou à reportagem que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi encerrada em 31 de agosto do ano passado. Os municípios que ainda tinham doses disponíveis seguiram aplicando a vacina até a finalização dos estoques. Em Itu, não há mais vacina contra a gripe nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A Prefeitura aguarda as orientações do Ministério da Saúde sobre a data de realização da Campanha neste ano.

Relatos 

O JP conversou também com pessoas que acabaram contraindo ou gripe ou Covid-19. De acordo com uma dona de casa que não quis se identificar, ela contraiu a gripe durante as festas de fim de ano. “A UPA estava lotada e fiquei preocupada em procurar atendimento, por preocupação em contrair a Covid-19 se eu não estivesse com ela ou a influenza, ou quem sabe as duas”. Ela se recupera em casa.

Já um homem que não quis se identificar testou positivo para a Covid-19 na última quinta-feira (05), depois de ter participado do Réveillon ao lado de familiares e amigos. Com sintomas leves, ele comenta que “se recupera bem em casa, enquanto sua esposa e filhas fizeram o teste que deu negativo”.

O radialista Eduardo Gudun, que também testou positivo para a Covid-19, deixou seu relato. “Em casa, foram na véspera e no dia de Natal 25 pessoas. Dessas, 21 pegaram Covid”, explica. De acordo com ele, das pessoas que contraíram Covid que estavam em sua casa, quase todas já se recuperaram e alguns “até já testaram negativo”, porém ele necessitou ser internado no início desta semana.

“Eu piorei nos últimos dois dias, mas por ter histórico de câncer e minha resistência ser muito baixa pois tomo remédio até hoje. Minha tosse não parou, aumentou e comecei a sentir falta de ar, fui para São Paulo e aqui na tomografia foi constatado que a Covid tomou quase 50% do meu pulmão”, relata.

Gudun, que já tomou as três doses da vacina contra a Covid-19, faz questão de destacar. “A vacina foi o que me salvou. Se eu não tivesse tomado a vacina, não estaria aqui agora, certeza”.

Um comentário em “Itu ainda não possui casos de ômicron e H3N2

  • 08/01/2022 em 20:41
    Permalink

    Desde que tomei a 3 dose, tive forte reações, como dor de cabeça frequente, dor em todas as articulações, garganta ruim, peito apertado com um pouco de falta de ar como tenho fibromialgia, diabetes e suspeita de espondilite, estou em dúvidas no diagnóstico, estou com medo de ir ao UPA ou ao hospital por estar lotado e já por estar assim não sei qual decisão tomar

Os comentários estão desativados.