Itu celebra tombamento da Matriz e bicentenário da morte do Padre Jesuíno

Foto: Juca Ferreira

Em razão dos 80 anos de tombamento da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária de Itu como Patrimônio Nacional e do bicentenário do falecimento do Padre Jesuíno do Monte Carmelo, Itu contará com uma programação especial no próximo sábado (23). A série de eventos será composta por seminário, visita técnica à Igreja e um concerto musical.

A realização é do Museu de Arte Religiosa e Música Sacra, que pertence à Secretaria de Cultura e do Patrimônio Histórico de Itu. As celebrações contam com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPG PMUS da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO/ Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST e do Sincomércio.

Às 9h, terá início o Seminário  dos 80 anos de tombamento da Matriz. Contando com palestras, debates e homenagens, o seminário ocorrerá no Auditório do Sincomércio (Rua Maestro José Vitório, 137, Centro). A palestra de abertura será proferida pela Professora Doutora Myrian Ribeiro, especialista nos estilos do Barroco Brasileiro. A entrada é livre até lotação do auditório, não havendo necessidade de inscrição.

Já às 14h, será promovida uma Visita Técnica à Igreja Matriz, conduzida pelo Professor Doutor Percival Tirapeli. Para participar da visita técnica é obrigatória a inscrição, que deve ser realizada exclusivamente pelo e-mail emerson.castilho@itu.sp.gov.br.

A partir das 20h, com apoio da Igreja Matriz e do Coral Vozes de Itu e do Museu da Música Itu, ocorre a Cerimônia de Homenagem ao Bicentenário de falecimento do Padre Jesuíno e aos 80 anos de tombamento. Este último evento, com entrada franca e livre, também será na própria Igreja.

A cerimônia será dividida em duas partes, sendo a primeira formada por homenagens a personalidades ligadas à preservação patrimonial. O segundo momento da solenidade contará com uma apresentação musical do Coral Vozes de Itu, sob a regência dos maestros Luís Roberto de Francisco e Paulo Zeppini, trazendo obras de compositores mineiros e ituanos.