Itu chega aos 600 óbitos por Covid-19

A cidade de Itu chegou à marca de 600 mortes decorrentes da Covid-19. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura em boletim emitido nesta segunda-feira (20). A última atualização tinha sido feita no dia 2 de maio, quando o boletim deixou de ser divulgado periodicamente.

A Prefeitura não divulgou as idades dos pacientes. Ao todo, Itu conta com 36.748 casos confirmados de infecção com o novo coronavírus, sendo que 35.505 casos de recuperação foram comunicados, 91.675 casos descartados (exames negativos) e um aguardando resultado.

Há quatro pacientes internados em enfermaria e três em UTI. Até o momento, 162.539 receberam a primeira dose, 156.845 receberam a segunda dose, 112.727 receberam a dose adicional e 5.159 receberam dose única da vacina em Itu.

Casos suspeitos

Recentemente, a Prefeitura informou ao JP que os pacientes com sintomas gripais leves devem se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos finais de semana à Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas, ao Pronto Atendimento Municipal – PAM Vila Martins ou ao Pronto Socorro Infantil (atendimento para crianças menores de 12 anos).

Já os pacientes positivos com agravamento de sintomas, com febre, desconforto respiratório, perda de olfato ou de paladar devem ir até o UPA, PAM ou PS Infantil. Todas as unidades de saúde estão realizando testes em pacientes sintomáticos. O teste utilizado para formas leves é o antígeno e, em casos de internação, RT-PCR. O paciente deve permanecer em isolamento durante sete dias após o início dos sintomas.