Itu conquista a 6ª colocação no Programa Município Verde e Azul 2020

Na última quinta-feira (17), Itu conquistou a sexta colocação no Programa Município Verde e Azul (PMVA), organizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. Com a avaliação, Itu subiu duas colocações em relação ao ano passado, quando após recursos de algumas cidades, Itu ficou com a oitava colocação.

Nas avaliações das diretivas Itu ficou com nota máxima (10), em Conselho Ambiental, Município Sustentável, Biodiversidade e Estrutura e Educação Ambiental. As demais diretivas foram: Esgoto Tratado (9), Qualidade do Ar (9,9), Uso do Solo (9,65), Resíduos Sólidos (9,95), Gestão das Águas (9,21) e Arborização Urbana (7,4).

 As ações para o atendimento das diretivas são capitaneadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Com essa classificação a cidade se credencia para receber recursos e investi-los na área ambiental e Recursos Hídricos. A certificação é a validação, por meio de avaliação e auditoria do Estado, das ações ambientais que o município vem realizando e em como a agenda ambiental é tratada e sua prioridade.

O prêmio tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios, estimulando e auxiliando as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.