Itu conta com ações no “Mês da Primeira Infância”

Durante este mês, a Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, por meio do programa Criança Feliz, promove ações sobre a importância da primeira infância (que vai da gestação até os 6 anos de idade, período em que a base do indivíduo é formada).

As ações integram o “Mês da Primeira Infância”, lançado pelo Ministério da Cidadania, no último dia 2, com o objetivo de promover, sensibilizar e ampliar o olhar para o referido público, além de fazer com que a primeira infância seja a prioridade nas políticas públicas sociais.

Haverá apresentação do programa “Criança Feliz” para cuidadores do Centro de Apoio à Criança e Adolescente (Ceaca), com exposição da metodologia do programa. O Ceaca atende a primeira infância e o cuidador cria o vínculo com a criança, podendo trabalhar o desenvolvimento infantil proposto pelo programa.

O “Criança Feliz” identifica as famílias mais vulneráveis pela visitação domiciliar e “abre portas” para uma série de políticas públicas. Esse é um dos principais programas do Governo Federal destinados à primeira infância, por meio do qual as famílias recebem, em casa, orientações de promoção ao desenvolvimento infantil.

Também será promovida, como parte da programação do “Mês da Primeira Infância”, reunião virtual com os profissionais da Proteção Básica, Proteção Especial e Rede de Atendimento Municipal, compartilhando boas práticas do programa, sensibilizando e conscientizando sobre a importância da primeira infância, buscando atingir a meta do município.