Itu e região de Sorocaba permanecem na fase laranja do Plano SP

O Governo de São Paulo anunciou ontem (05) a reclassificação do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena. A região de Sorocaba, a qual Itu faz parte, permanecerá na fase laranja. Já as regiões da Grande SP, Araçatuba, Baixada Santista, Campinas, Presidente Prudente e Registro vão para a etapa amarela a partir deste sábado (06).

As áreas de Barretos, Marília, Ribeirão Preto e Taubaté vão para a etapa laranja. Na etapa laranja, o funcionamento dos serviços não essenciais é limitado a até oito horas diárias, com atendimento presencial máximo de 40% da capacidade e encerramento às 20h. O consumo local em bares está proibido. No meio da semana, o Governo derrubou a vigência da fase vermelha em todo o Estado aos finais de semana e feriados.

Já a fase amarela permite 40% de ocupação em academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais, com expediente de até 10 horas diárias para restaurantes e 12 horas para as demais. O atendimento presencial deve ser encerrado às 22h em todos os setores. Nos bares, as portas fecham mais cedo, às 20h. Eventos que geram aglomeração, como festas, baladas e shows continuam proibidos.

Três regiões do Estado seguem na fase vermelha: Bauru, Franca e Araraquara. Nestas regiões, há funcionamento normal de farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Já os comércios e serviços não-essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.

Atualmente, a venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência só pode ocorrer entre 6h e 20h em todos os 645 municípios paulistas. Somente a partir da fase verde, a mais branda, é que essa comercialização poderá voltar a ser feita sem as restrições atuais