Itu está entre as 50 cidades mais inteligentes e conectadas do país

Por André Roedel

A revista Exame, da Editora Abril, divulgou ontem (17) os resultados da quinta edição do Ranking Connected Smart Cities, elaborado pela consultoria Urban Systems em parceria com a empresa de organização de eventos Sator. E Itu teve posição de destaque.

No estudo divulgado, que mapeia todas as 666 cidades com mais de 50 mil habitantes com o objetivo de definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil, o município ituano aparece na 50ª posição – 37 posições acima da posição do ano passado (87ª) e 45 com relação ao ano de 2017 (95ª), o primeiro da atual gestão. Neste ano, a pontuação ituana foi de 31,831.

“Os resultados obtidos pelo município de Itu reforçam o trabalho realizado pela administração atual em busca de transformar Itu em uma cidade cada vez mais inteligente. Estou muito satisfeito com a nossa grande evolução e tenho certeza de que a cidade vai melhorar ainda mais nos próximos anos”, disse o prefeito Guilherme Gazzola.

Para compor o indicador final, o estudo leva em consideração 70 indicadores, que têm relação com mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia.

Na edição deste ano, o ranking incorporou seis indicadores novos baseados na Norma Técnica ISO 37120, que são o uso de veículos de baixa emissão de poluentes, dois critérios relativos à força de trabalho – percentual da força ocupada em setores de tecnologia e comunicação e percentual da força ocupada nos setores de educação e pesquisa –, número de computadores e laptops em escolas públicas, percentual de resíduos plásticos recuperados na cidade e percentual da população que vive em regiões de baixa e media densidade.

Há uma pontuação de peso 1 para 69 variáveis e peso 0,5 para a escolaridade do prefeito. Dessa forma, a pontuação máxima deste ano é de 69,5. Campinas, a cidade primeira colocada, registrou 38,977 pontos. Completam o Top 3 São Paulo (38,505) e Curitiba/PR (38,016).

Itu ficou na 89ª posição no quesito Urbanismo, com 4,747 pontos. Em Meio Ambiente, aparece na 9ª posição (6,105 pontos). Na área de Tecnologia e Inovação, figura na 63ª colocação (2,571). Governança: 92ª posição, com 5,435 pontos. Em Economia, 69ª posição e 4,505 pontos. Na Segurança, 10ª posição e 3,081 pontos.

Idealizado em 2014 para ser apresentado na primeira edição do evento homônimo, em 2015, o Ranking Connected Smart Cities é o primeiro estudo que avalia as cidades brasileiras sobre a ótica do desenvolvimento inteligente, sustentável, humano e conectado.

“Nosso objetivo é simples, mas audacioso: queremos promover o desenvolvimento das cidades brasileiras de forma que nos próximos anos elas possam subir um degrau ou mais na escala de desenvolvimento, se aproximando dos índices dos modelos das cidades inteligentes do mundo e proporcionando condições melhores aos seus habitantes”, afirma Willian Rigon, diretor comercial e marketing na Urban Systems e pesquisador responsável pelo ranking.

“Estamos no caminho certo. Promovemos mudanças significativas e de longo prazo. Um trabalho não tão rápido, mas perceptível pela população e pelas secretarias do governo municipal, também beneficiadas pelas ações do projeto Cidades Inteligentes”, afirma o secretário municipal de Planejamento, Plínio Bernardi Júnior.