Itu está entre os melhores municípios em índice de desenvolvimento sustentável

A cidade de Itu se destacou no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR), realizado pelo Programa Cidades Sustentáveis, ocupando a 41ª colocação na classificação geral, dentre 770 municípios brasileiros avaliados, e sobe para a 13ª posição, quando considerados apenas municípios com mais de 100 mil habitantes.

O índice tem a intenção de estabelecer Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como ferramenta útil e efetiva para a gestão pública e a ação política nos municípios brasileiros. O IDSC-BR utilizou os dados mais atualizados disponíveis em fontes públicas e oficiais do Brasil entre os anos de 2010 e 2019. Ao todo, o índice é composto por 88 indicadores, referentes às várias áreas de atuação da administração pública. Itu obteve pontuação de 65,13 no índice, que atribui classificação de 0 a 100. O desempenho municipal é avaliado de acordo com 17 objetivos, que envolvem parâmetros sociais, de saneamento básico, de desenvolvimento e sustentabilidade.

Para se ter uma ideia, a cidade teve pontuação melhor do que capitais como São Paulo, Belo Horizonte/MG e Porto Alegre/RS, além de cidades grandes como Campinas. Entre os municípios limítrofes, destaque para Porto Feliz (em 10º), Elias Fausto (18º) e Indaiatuba (20º). Morungaba, Pedreira e Jumirim, todas em São Paulo, são as três melhores no ranking, respectivamente.

As cidades analisadas foram selecionadas de acordo com diferentes critérios, de modo que pudessem contemplar capitais brasileiras, municípios com mais de 200 mil eleitores, cidades em regiões metropolitanas, signatários do Programa Cidades Sustentáveis e, ainda, todos os biomas do país.

O IDSC-BR é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis, no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis, em parceria com o Sustainable Development Solutions Network (SDSN), apoio do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e financiamento do Projeto CITinova para acompanhar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos países membros da ONU (Organização das Nações Unidas), como o Brasil. No total 193 países assinaram, em 2015, a Agenda 2030, que estabeleceu, além dos objetivos, 169 metas para o enfrentamento da fome e da pobreza.

Item a item

Itu atingiu a meta em “Energias renováveis e acessíveis”, “Produção e consumo sustentáveis” e “Proteção à vida marinha”, que envolve o tratamento do esgoto antes de chegar ao mar, rios e córregos.

Há desafios nos seguintes itens: “Erradicar a pobreza”, “Trabalho digno e crescimento econômico”, “Indústria, inovação e infraestruturas”, “Cidades e comunidades sustentáveis”, “Ação climática” e “Parcerias para implementação dos objetivos”.

Há desafios significativos nos seguintes itens: “Erradicar a fome”, “Igualdade de gênero” e “Água potável e saneamento”. E, por último, há grandes desafios nos seguintes itens: “Saúde de qualidade”, “Educação de qualidade”, “Reduzir as desigualdades”, “Proteger a vida silvestre” e “Paz, justiça e instituições eficazes”.

4 comentários em “Itu está entre os melhores municípios em índice de desenvolvimento sustentável

  • 28/03/2021 em 21:00
    Permalink

    Só pra quem não mora aqui nem pk o negócio feio que e essa cidade

  • 29/03/2021 em 12:04
    Permalink

    Os comentários nunca tem respostas lixo

  • 29/03/2021 em 19:24
    Permalink

    Boa noite
    De onde foram retirados esses dados
    Sendo que em Itu tem meia dúzia de empresas.
    Hoje temos água porque Graças ao bom Deus está chovendo.
    Quantidade elevada de pessoas desempregada.
    Custo de vida comparando com cidades da região.
    Número elevado de Condomínio.
    Onde os doentes de Itu estão sendo atendidos.
    Qualidade das escolas e nível do ensino no município
    No bairro do Pirapitingui exite terreno chamado distrito industrial colocado o nome pelo ex prefeito herculano, terreno só tem nome de distrito industrial, mas está faltando só as indústrias.
    Onde estão calçadas a acessibilidade para os PNEs.

  • 29/03/2021 em 20:50
    Permalink

    Acho a cidade maravilhosa e Moro em Itu

Os comentários estão desativados.