Itu está na 54ª posição do ranking das cidades mais inteligentes do Brasil

Muralha eletrônica é destaque na segurança em Itu (Foto: Arquivo/Prefeitura de Itu)

Com nota 30,591, Itu ficou na 54ª posição do Ranking Connected Smart Cities 2020, quatro posições a menos do que 2019 (quando ficou em 50º). O estudo foi divulgado na terça-feira (08) e é realizado pela Urban Systems, em parceria com a Necta. Este é o quarto ano seguido que o município figura na listagem.

Neste ano, Itu ficou entre as 100 melhores em cinco dos 11 eixos temáticos analisados – ano passado, foram apenas em três. São eles: Segurança (9ª colocação), Meio Ambiente (10ª), Governança (14ª), Urbanismo (68ª) e Tecnologia e Inovação (86ª). Entre as cidades de 100 mil a 500 mil habitantes, Itu está na 26ª posição geral. Foram mapeados todos os 673 municípios com mais de 50 mil habitantes.

Os 11 eixos temáticos discutidos são: mobilidade e acessibilidade, urbanismo, meio ambiente, economia, governança, tecnologia e inovação, empreendedorismo, educação, saúde, segurança e energia, compreendendo desde questões de infraestrutura da cidade, serviços públicos oferecidos, instrumentos de planejamento, transparência, capital humano, espaços de geração de conhecimento, comunicação e muito mais.

Itu aparece entre as 10 melhores nos eixos Segurança e Meio Ambiente. No primeiro, a cidade vem se destacando com a implantação da Muralha Eletrônica (sistema de câmeras usado para identificar veículos irregulares e suspeitos que entram e saem da cidade, não sendo utilizados para multas). Já no segundo, a cidade é referência nacional, tendo Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos premiado.

Além de Itu, apenas Sorocaba (que figura na 30ª posição geral) e Boituva (na 100ª colocação) são as cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) entre as 100 melhores do ranking. Indaiatuba – cidade vizinha a Itu, mas pertencente à Região Metropolitana de Campinas – surge na 43ª colocação.

Depois de dois anos fora da liderança do Ranking Connected Smart Cities, a cidade de São Paulo volta a figurar no topo da lista das cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, superando Campinas/SP, líder em 2019, e Curitiba/PR, no topo em 2018. A cidade de São Paulo é seguida por Florianópolis/SC, em sua melhor posição em todas as edições do ranking, Curitiba, Campinas e Vitória/ES, fechando o top 5.

Novamente, três das cinco cidades mais inteligente do país estão na Região Sudeste. Não há representante das cidades da região Norte entre as vinte primeiras colocadas. Diferentemente do ano passado, Recife/PE subiu oito posições e ocupa a 15ª posição.

Em relação à edição anterior, destaque para as cidades de Porto Alegre/RS e Belo Horizonte/MG voltando a figurar entre as 10 mais inteligentes e conectadas do país, sendo a primeira fruto dos seu desempenho nos eixos de Tecnologia e inovação, empreendedorismo, saúde e educação e a capital mineira, impulsionada pelo seu desempenho nos eixos de saúde, tecnologia e inovação, governança e empreendedorismo.

Idealizado em 2014 para ser apresentado na primeira edição do evento homônimo, em 2015, o Ranking Connected Smart Cities é o primeiro estudo que avalia as cidades brasileiras sobre a ótica do desenvolvimento inteligente, sustentável, humano e conectado.

O estudo considera o “Conceito de Conectividade” sendo a relação existente entre os diversos setores analisados. O conceito de smart cities considerado entende que o desenvolvimento só é atingido quando os agentes de desenvolvimento da cidade compreendem o poder de conectividade entre todos os setores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *