Itu está na fase verde do Plano SP

Como um dos municípios da região de Sorocaba, a cidade de Itu passa a figurar na fase verde do Plano São Paulo, determinado pelo Governo Estadual. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (09) por autoridades estaduais, colocando 76% da população paulista na fase verde, a segunda menos restritiva dentre as categorias. A reclassificação começa a valer neste sábado (10) e deve seguir até o dia 16 de novembro.

De acordo com o Plano SP, os estabelecimentos de comércio não essencial dos municípios na fase verde poderão funcionar por até 12 horas. Shoppings, galerias e semelhantes, comércio de rua, serviços, salões de beleza, barbearias, academias de ginástica, bares e restaurantes deverão operar com até 60% da capacidade.

O mesmo vale para restaurantes e similares, que terão o consumo local liberado até às 22h e a permanência no estabelecimento deve ser no máximo até as 23h. Na fase verde, as recomendações de controle de acesso ainda são mantidas, observando o número de pessoas dentro da capacidade permitida.

O uso de máscaras, distanciamento obedecendo a distância mínima e a utilização de álcool em gel ainda são medidas exigidas, sendo que a pandemia do novo coronavírus ainda não terminou e o covid-19 continua em circulação.

Mesmo na fase verde, atividades que gerem aglomerações, como festas, baladas, torcidas em estádio e grandes shows, continuam proibidas. A atividades culturais, convenções e eventos sociais tem previsão para liberação somente após a passagem de 28 dias na fase verde.