Itu está novamente entre as dez primeiras colocadas do Município Verde Azul

O secretário municipal de Meio Ambiente de Itu e membros de sua equipe durante a premiação realizada no Palácio dos Bandeirantes / Foto: Divulgação/Prefeitura de Itu

Das 645 cidades do estado de São Paulo, Itu ficou novamente entre as dez primeiras colocadas do Município Verde Azul. A premiação ocorreu na tarde da última quinta-feira (20) com o anúncio de Itu na 9ª posição do ranking. A cidade também foi destaque estando entre as cinco certificadas ininterruptamente durante uma década por sua gestão ambiental, sendo a única em sua bacia e em sua região metropolitana a atingir essa marca.

A solenidade de certificação foi realizada no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do Governador Marcio França e do Secretário de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Trani. A Prefeitura de Itu esteve representada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Eurízio Pallavidino, que compareceu à cerimônia acompanhado de membros de sua equipe.

O Município Verde Azul avalia dez diretivas e mais de cem itens da área ambiental, observando as ações tomadas pelas Prefeituras e atribuindo pontuações para essas iniciativas. Entre os pontos levados em consideração estão: água, esgoto, iniciativas sustentáveis, educação ambiental, estrutura de meio ambiente, resíduos sólidos, uso do solo, arborização urbana, qualidade do ar e biodiversidade.

Além da importância de ser auditado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o município que conquista esse prêmio fica credenciado a obter recursos financeiros estaduais investir no combate à poluição e na melhoria na qualidade ambiental.