Itu fica entre as cinco melhores cidades de SP no Programa Município Verde Azul

O secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Eurízio Pallavidino, e representantes de sua pasta, compareceram para o recebimento dos prêmios
(Foto: Divulgação)

Dos 613 municípios participantes do Programa Município Verde Azul (PMVA), a cidade de Itu ficou entre as cinco primeiras colocadas, alcançando a nota 93,39. A premiação ocorreu na manhã da última quinta-feira (05). O município recebeu também o troféu Franco Montoro, com a primeira colocação na Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê.

A solenidade de certificação foi realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com a participação do governador João Doria (PSDB) e secretários envolvidos. O secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Eurízio Pallavidino, e representantes de sua pasta, compareceram para o recebimento dos prêmios.

O Programa Município Verde Azul avalia 10 diretivas, dentre os quais são executados mais de 100 relatórios anuais das ações ambientais que o município desenvolveu no ano de 2019.  As 10 diretivas do Programa são: Arborização Urbana, Biodiversidade, Conselho Ambiental, Esgoto Tratado, Estrutura e Educação Ambiental, Gestão das Águas, Município Sustentável, Qualidade do Ar, Resíduos Sólidos e Uso do Solo.

A cidade  Itu recebeu a pontuação máxima nas diretivas Conselho Ambiental, Estrutura e Educação Ambiental, Município Sustentável e Qualidade do Ar. Em especial, na categoria Educação Ambiental, a gestão atual se destaca com o projeto “Cardápio Ambiental”, onde é apresentado no início de cada ano um rol de ações ambientais desenvolvidas pela equipe de Educação Ambiental em conjunto com os professores da Rede Municipal e estadual.

No ano de 2019, foram elencadas 30 atividades, atendendo mais de 10 mil alunos, como visitas monitoradas nos parques municipais, nas áreas de proteção ambiental, mananciais, viveiros e atividades de conhecimento em ciências ambientais, plantios e cuidados com o meio ambiente.

Além de Itu, a vizinha Salto se destacou no ranking, com a 4ª colocação (93,96). Cabreúva aparece em 9º (92,23). A liderança pertence ao município de São José do Rio Preto, com nota 97,00. Bragança Paulista ficou em segundo lugar (94,74) e Novo Horizonte em terceiro (94,23). O PMVA tem o propósito de incentivar, apoiar e medir de maneira descentralizada a agenda ambiental em todas as regiões de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *