Itu ficou em 27º lugar nos Jogos Abertos de 2018

O Vôlei masculino de Itu também foi uma modalidade coletiva que conquistou ouro em São Carlos/ Foto – Divulgação

Ao final das competições da 82ª edição dos Jogos Abertos do Interior Baby Barioni, a cidade de Itu obteve a 27ª colocação na pontuação final. Parece pouco, mas não é.

Historicamente uma das melhores em termos de Jogos Regionais da 8ª região, onde é superada apenas por Sorocaba e Jundiaí, normalmente, Itu em termos de Jogos Abertos não costuma apresentar atuações de destaque, já que luta contra cidades de maior porte, como São José dos Campos (campeã deste ano), cidades do ABC paulista, Santos, Campinas e outros grandes centros.

O que marcou para Itu este ano foi um fato históricos que acabou acontecendo não uma, mas duas vezes: pela primeira vez na história da competição, Itu obteve ouro em modalidades coletivas. A vitória do Basquete feminino (1ª Divisão) sobre Santo André trouxe o primeiro ouro coletivo nos Abertos. De quebra, o Vôlei masculino (2ª Divisão) também sagrou-se campeão.

Nas tantas participações de Itu nos 82 anos de Jogos Abertos, a cidade já havia ganho várias medalhas de ouro, mas todas individuais. Coletivamente, apenas essas duas deste ano. Em termos individuais, em São Calos, Itu ganhou ouro no Taekwondo Pooumse, Supino e BMX – 2ª Divisão; e de bronze no Kickboxing Masculino – Livre 1ª Divisão, Damas – Até 20 – 2ª Divisão, Ginástica Artística Feminina – Livre 2ª Divisão.

No geral, os Jogos Abertos de São Carlos contaram com a participação de 208 cidades, sendo que 156 pontuaram. Destas 156, Itu ficou com a 27ª colocação. Estão de parabéns dos os atletas, técnicos, dirigentes e até mesmo o pessoal de apoio, sem os quais nada teria acontecido. O secretário Douglas Boschetti, generoso como é, saberá dividir com todos irmanamente esse excelente resultado.