Itu ganha galeria de arte a céu aberto

Foto – Daniel Nápoli

Neste domingo (07), a cidade de Itu ganha a primeira galeria de arte a céu aberto da cidade, o Parque Escultórico Linear, com obras de arte expostas ao longo da Avenida Galileu Bicudo. Esse projeto é resultado da parceria entre a Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA) e a Prefeitura de Itu.

Obras de grandes nomes da arte contemporânea, que fazem parte do acervo da FAMA e da Fundação Cultural e Artística Gilberto Salvador, estarão dispostas no local. São trabalhos de artistas como Caito, Gilberto Salvador, Marcos Amaro e Marcello Nitsche.

O Parque Escultórico Linear nasce com o intuito de promover novas vivências urbanas aos munícipes e turistas, valorizando os espaços públicos da cidade. Cada um dos trabalhos expostos contará com um QR Code, contendo informações e detalhes que poderão ser acessados por quem passar por lá. 

Para marcar a abertura do Parque Escultórico Linear, as secretarias municipais de Esporte e Cultura e Patrimônio Histórico promovem uma caminhada coletiva, a CaminhArte, que, em um percurso de 5km, levará os participantes para conhecer as esculturas de perto. Como um evento para toda a família e uma boa oportunidade de fazer exercícios físicos, a caminhada começará às 9h, partindo da FAMA (Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, no Centro de Itu).

Durante esta edição da CaminhArte, o público será convidado a acompanhar uma performance artística do Grupo EmpreZa, em residência no museu FAMA. O coletivo goiano se apropria de situações comuns, usando o corpo para apresentar ideias de coletivismo e individualidade.

Na performance intitulada “Candango” (2010), os artistas colaboram na construção de um pedestal de alvenaria que, na sequência, será desconstruído a golpes de marreta e picareta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *