Itu ganha marcos geodésicos em diversas áreas

Um dos marcos geodésicos foi instalado em frente à Prefeitura de Itu (Foto: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu)

A partir do mês de novembro, a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, passou a implantar uma nova rede de marcos geodésicos na cidade, fundamental para o planejamento urbano do município.

A rede será composta por 68 marcos distribuídos pela zona urbana e rural e, assim que finalizada a implantação, será disponibilizado no site da Prefeitura os memoriais descritivos com sua localização que também farão parte do Sistema de Geodésico Brasileiro (SGB) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), formando uma rede com milhares de pontos pelo Brasil e, futuramente, compondo a rede de referência cadastral municipal.

Anteriormente Itu contava com 13 marcos como estes, mas devido a obras realizadas nesses pontos, alguns foram retirados sem aviso e hoje só existem sete deles. Para que isso não ocorra novamente a Prefeitura de Itu solicita para que, qualquer necessidade de intervenção no local onde haja algum marco geodésico, seja informada para a Prefeitura para a sua realocação, pois trata-se de um patrimônio público devendo ser preservado.

Alguns marcos recém instalados podem ser vistos em frente ao prédio da Prefeitura de Itu, na Rua Graciano Geribello, na Praça Conde de Parnaíba e na Praça Washington Luiz. Além da zona urbana também estão sendo instalados marcos na zona rural.

Quando a instalação dos marcos for terminada será realizada a leitura dos pontos por meio de GPS. A partir dos dados obtidos serão produzidos arquivos com as localizações e os dados ficarão disponíveis no site da Prefeitura, podendo ser baixados. Essas informações também serão compartilhadas com o IBGE, que gerencia o sistema brasileiro e acrescentará as novas informações em sua base de dados nacional.

Marco geodésico

Os marcos geodésicos são utilizados por todas as atividades que necessitam de localização espacial como obras de engenharia, agrimensura, topografia, além dos mais diversos usos como infraestrutura de apoio para construção de rodovias, ferrovias, barragens, demarcação de propriedades, elaboração de mapas de concessionárias de água, luz, gás, área educacional nas aulas de cartografia, arquitetura e muitas outras.

O marco geodésico é identificado por uma estrutura de concreto pintada de cor de laranja, com uma plaqueta contendo numeração e data de instalação. A partir dessa numeração a Prefeitura fornecerá os dados de coordenadas, assim como todo o memorial descritivo.