Itu ganha novo ônibus superarticulado

Foto: Moura Nápoli

Seguindo no plano de renovação da frota do transporte coletivo, a cidade recebeu esta semana um ônibus superarticulado, que foi apresentado na última segunda-feira (13) pela Viação Itu ao prefeito Guilherme Gazzola e imprensa. O veículo tem 23 metros de comprimento e capacidade de transporte de 171 passageiros por viagem.

Falando ao Periscópio, Gazzola disse que “melhorando a capacidade, o conforto e a qualidade de um veículo de transporte, estamos melhorando a qualidade de vida do cidadão”. O veículo, conforme a Viação Itu, é equipado com ar-condicionado, tomadas para carregamento de celular, telemetria, GPS, câmera de ré e câmeras das portas para acompanhar o embarque e desembarque dos passageiros.

Quanto a acessibilidade, o prefeito destacou que “o aumento do conforto é uma exigência do mundo moderno”. O investimento da Viação Itu para a aquisição do veículo foi da ordem de R$ 1,2 milhão. Segundo a Viação Itu, atualmente são 87 ônibus, sendo que 72 fazem parte da frota operacional e 15 da frota reserva. Desse total, são 14 ônibus articulados, sendo 13 funcionando diariamente e um  como reserva. Por meio do processo de renovação da frota, já foram entregues 10 ônibus zero quilômetros para o transporte local.

A previsão, segundo a concessionária, é que o ônibus superarticulado passe a circular a partir desta quinta-feira (16), nas linhas 75 – Rodovia do Açúcar e 79 – Centro via SP-79. Essas duas linhas transportam, diariamente, cerca de 7,7 mil passageiros. Além do prefeito, estiveram presentes na entrega o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Rural, Geraldo Moreira Filho, o diretor municipal de Trânsito, Hélio Tomba, e representantes da Viação Itu.