Itu participa da 16ª Semana dos Museus

Até 20 de maio acontece a 16ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). O tema deste ano é “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”. Os museus de Itu contam com eventos especiais.

No dia 19, às 10h, acontecerá no Museu da Energia o workshop “Fotografia Panorâmica Imersiva em 360º”, com o fotógrafo Fernando Henrique “Efe”. Para participar do workshop, é necessário pagar o valor de R$ 87. As vagas são limitadas.

Já no dia 20, às 15h no mesmo museu, acontece a intervenção teatral “Dona Ignácia e o Sobrado”. Com entrada gratuita e participação da atriz Liliane Navarro, a mediação apresenta a vida da primeira moradora do sobrado construído em meados do século 19, no Centro Histórico de Itu, e que hoje abriga o Museu da Energia.

Também no dia 20, às 10h, acontece o ensaio aberto da Orquestra Ituana de Viola Caipira, que apresentará músicas de raiz sertaneja, do folclore brasileiro e  português do cancioneiro popular nacional. O Museu da Energia de Itu fica na Rua Paula Souza, 669, Centro.

Ainda no dia 20, o Museu da Música de Itu realiza, às 10h, a abertura da exposição “Ouvir, cantar e tocar: dos instrumentos musicais às mídias digitais”, e às 10h30, acontece mais um encontro da série Diálogos: “A tecnologia da informação e a virtualização dos espaços culturais” e a apresentação do novo site (museudamusicaitu.com.br).

O Museu da Música de Itu, mantido pelo Instituto Cultural de Itu, está aberto para visitação aos domingos, das 9h às 13h, e fica na Rua Floriano Peixoto, 480, Centro.

 

Hoje

Já o Museu Republicano inaugura hoje (16), às 10h30, seus recursos de acessibilidade: audiodescrição (audioguias em português e em Inglês), objetos táteis e réplicas em relevo do acervo. Também acontecerá, na ocasião, a apresentação da Banda Clareou, composta por músicos deficientes visuais e funcionários da AIADV Escola de Cegos Santa Luzia, coordenada pelo professor de música Cadú Scalet.