Itu perdeu 1.131 postos de trabalho neste ano, aponta Caged

Dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na última quarta-feira (27), mostram que a cidade de Itu perdeu 1.131 postos de trabalho nos quatro primeiros meses do ano de 2020. Foram 5.596 admissões contra 6.727 neste período, segundo os dados apresentados pelo órgão ligado ao Ministério da Economia.

Esta é a primeira divulgação do Caged após o preenchimento de informações da base de dados passar para o eSocial. Com a mudança, o cumprimento de 13 obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas fica centralizado em um só sistema e, segundo o Governo Federal “aumenta a qualidade da informação e há aperfeiçoamento do registro administrativo”. A divulgação das estatísticas do Caged não ocorria desde o fim de 2019.

Itu apresentou saldo positivo apenas no mês de fevereiro, quando os dados apontavam 412 admissões a mais do que demissões. Porém, os resultados negativos de janeiro, março e abril (quando houve variação negativa de 1.291 postos de trabalho) colaboraram com a queda expressiva na geração de emprego no primeiro quadrimestre na cidade, que vinha acumulando bons resultados nessa área nos últimos anos. O comércio, atividades administrativas, hoteleiras e de alimentação foram as mais impactadas.

Em todo o Brasil, o desemprego subiu para 12,6% e atinge cerca de 12,8 milhões de pessoas, segundo os dados  da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, do IBGE. A queda é reflexo da crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus no mercado brasileiro.