Itu recebe a visita de Chefe e Subchefe de Gabinete do Ministério da Defesa

Por Daniel Nápoli

General de Divisão, Edson Diehl Ripoli (ao lado de Gazzola) atua desde o ano passado como Chefe de Gabinete no Ministério da Defesa Foto: Juca Ferreira/Prefeitura de Itu

Durante a passagem de comando e as comemorações dos 102 anos do 2º GAC L – Regimento Deodoro, realizada na segunda-feira (20), a unidade recebeu a visita de diversos ex-comandantes, entre eles o atual Chefe de Gabinete do Ministério da Defesa, o General de Divisão Edson Diehl Ripoli, e o Subchefe de Gabinete do Ministério da Defesa, Coronel Erb Lyra Leal.

Comandante do Quartel de Itu entre 2005 e 2007, o General Diehl falou na oportunidade sobre sua visita ao município. “É sempre uma satisfação voltar para Itu. Eu tenho 40 anos no Exército e oito eu passei em Itu. Foram seis como capitão e dois como comandante, então sempre quando volto para este Quartel são muitas recordações e muitas emoções, é muito bom”.

O ex-comandante comentou também sobre o trabalho realizado no Ministério da Defesa. “Sou Chefe de Gabinete do ministro (Fernando Azevedo e Silva), então é assessoria direta ao ministro. Tivemos em 2019 um ano muito intenso, foi o primeiro ano de governo, muita coisa acontecendo, o Ministério envolvido em uma série de atividades, por exemplo, a Operação Verde Brasil de apagar os incêndios na Amazônia, aquela operação no oceano de limpeza das manchas de óleo, além do dia a dia normal das Forças, que as Forças Armadas são instituições seculares e que trabalham sempre em prol  do Brasil”.

General Diehl também comentou sobre a experiência. “É muito rica, porque pela primeira vez trabalhei diretamente com a Marinha e com a Força Aérea, pois até então minha vida toda foi no Exército. A experiência no Ministério da Defesa é mais estar junto às outras forças, ver o trabalho da Marinha e da Força Aérea, tem sido uma experiência muito boa e sempre que possível a gente apoia o Quartel de Itu, que está em nosso coração”.

Ao falar do Regimento Deodoro, o ex-comandante reforça o seu apreço. “Costumo dizer sempre: já servi em outros lugares do Brasil, mas em nenhum lugar a gente é tão bem recebido quanto aqui em Itu. Aqui realmente a população tem uma ligação muito forte com o Quartel, é mais de um século juntos. E a gente recebe o novo comandante e comemora mais um ano por aqui. Deus queira que fiquemos mais 100, 200 anos por aqui. Mesmo que não estejamos mais por aqui, que o Quartel persista no coração dos ituanos, pois é uma satisfação para o Exército Brasileiro saber que é tão bem recebido pela comunidade ituana”.

O JP também conversou com o Coronel Erb Lyra Lel, comandante do Regimento Deodoro entre 2016 e 2018. Assim como o General Diehl, o militar enalteceu a visita. “Retornar para Itu, para essa região, é sempre muito especial. É um carinho muito grande que a gente guarda, a gente tem o povo ituano no nosso coração, está sempre torcendo, sempre buscando notícias de Itu e é onde eu pretendo fincar minhas raízes no futuro”.

A respeito do trabalho desempenhado em Brasília, ao lado do General Diehl, o Coronel Erb explica. “A gente espera que 2020 seja um ano de pleno êxito, de plena felicidade não só para o povo ituano, mas para todo o povo brasileiro. O grande desafio do Ministério da Defesa é a integração cada vez maior das três forças, nosso grande trabalho lá é buscar a racionalização de processos, procurar também sempre fazer mais com menos”.

O ex-comandante do Quartel de Itu prossegue falando sobre a missão em Brasília. “Cumprir mais missões, realizar mais atividades, com menos recursos e o caminho para isso é sempre evitar duplicidade, evitar redundâncias, então o trabalho do Ministério da Defesa hoje é basicamente buscar integração das forças em prol de um Brasil melhor. Os desafios não são poucos, são muitos, diversos, mas a gente tem certeza que com muito empenho, com muita boa vontade e principalmente com todo esse respaldo que a população nos dá, nós vamos conseguir chegar a esse objetivo”, conclui.