Itu recebe prêmio por redução da mortalidade infantil e materna

Prefeito Gazzola e secretária Janaina receberam o troféu em cerimônia na cidade de São Paulo (Foto: Divulgação/Prefeitura de Itu)

A cidade de Itu foi premiada pelo Programa Parcerias Municipais na área da saúde pela gestão de ações para reduzir a mortalidade infantil e materna e, na segunda-feira (14), no Palácio dos Bandeirantes, o prefeito Guilherme Gazzola (PL) foi agraciado com troféu e recurso, por meio de convênio com o Governo do Estado, pela referida conquista.

O satisfatório resultado de Itu em uma das categorias de premiação do programa se deve aos diversos investimentos e ações da Secretaria Municipal de Saúde como, por exemplo, a atuação do projeto Nana Nenê (que visa aumentar o índice de aleitamento materno exclusivo e contribuir para a diminuição da mortalidade infantil na cidade), a instituição do plano de parto municipal, o acompanhamento do binômio mãe/bebê pós alta hospitalar, busca ativa de gestantes faltosas nas consultas de Pré-Natal, aumento da cobertura vacinal, prevenção às complicações da hipertensão arterial e da diabetes, captação precoce até a 12ª semana de gestação, identificar portadores de risco cardiovascular na atenção primária.

Lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo (SDR), em junho de 2019, o Parcerias Municipais objetiva unir esforços com os municípios para reduzir as desigualdades regionais em três áreas prioritárias: educação, saúde e segurança. Em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, a iniciativa tem respaldo no Plano Plurianual do Governo do Estado para o quadriênio 2020-2023.

O Programa estabelece sete desafios a serem enfrentados: ampliar o acesso à creche, universalizar o acesso à pré-escola, alavancar a qualidade do Ensino Fundamental I, fortalecer as redes de combate à violência sexual, promover ambientes menos suscetíveis a roubos, reduzir as taxas de mortalidade infantil e materna, reduzir os óbitos prematuros por doenças crônicas não transmissíveis.

A primeira fase do Parcerias Municipais se encerra no final de 2020 com a adesão de 563 municípios paulistas e 432 planos de ação elaborados para enfrentamento dos desafios identificados como prioritários, totalizando 8 mil planos. Às cidades participantes, o Programa prevê apoio na identificação dos problemas, na gestão, expertise técnica, tecnologia e recursos financeiros, conforme o caso.

Entre as demais autoridades presentes ao evento estavam o governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e as secretárias de Saúde e Comunicação Social de Itu, Janaina Guerino de Camargo e Flávia Frossard.

Um comentário em “Itu recebe prêmio por redução da mortalidade infantil e materna

  • 17/12/2020 em 14:37
    Permalink

    Parabéns aos envolvidos

Os comentários estão desativados.