Itu reduz número de mortes no trânsito

De acordo com um levantamento do Detran.SP, desde 2015 o Estado de São Paulo registra uma queda de 1.383 óbitos no trânsito. No ranking destaca-se a queda de óbitos entre os pedestres, que foi de 651. Na sequência estão acidentes cujas causas não são especificadas, com uma redução de mortes de 488.

Outro destaque positivo nessa estatística é a diminuição de mortes de ocupantes de automóveis, que foi de 321. Entre outros modais (que incluem veículos como patinete, skate e trator) houve uma queda de 47 óbitos entre janeiro de 2015 e agosto de 2021.

Os números foram divulgados em meio à Semana Nacional do Trânsito. Os dados mais recentes apontam uma redução de 6,5% nos óbitos no trânsito paulista no comparativo entre agosto de 2020 e agosto de 2021.

A cidade de Itu vem acompanhando o ritmo de queda do estado. Comparando os primeiros oito meses do ano, em 2019, o município registrou 32 óbitos, com uma queda para 24 no mesmo período em 2020. Entre janeiro e agosto deste ano, foram registradas 21 mortes.

      Questionada a respeito dos trabalhos realizados no trânsito, a Prefeitura de Itu, em nota, comenta que “por meio de seu Departamento de Trânsito, tem colocado em prática várias ações ao longo deste período, colaboração para a sensível redução dos acidentes. Um dos principais fatores foi a implantação das faixas elevadas, conhecidas popularmente como lombofaixas, em pontos estratégicos, como as colocadas na Avenida Galileu Bicudo, nas proximidades do Jardim Vitória e da Escola Monsenhor Camilo, dentre muitas outras”.

Segundo a Prefeitura, as faixas elevadas privilegiam os pedestres, facilitam a acessibilidade e promovem mais segurança a todos. “Somente no último mês, foram implantadas sete delas, sendo que cinco contaram com parceria da iniciativa privada. Toda a parte de sinalização é realizada com recursos próprios da Prefeitura”, acrescenta.

A administração municipal destaca ainda que “alterou a direção de vias, com o objetivo de ordenar e aumentar a fluidez do tráfego, como pôde se observar no entorno recentemente no Parque dos Exageros, na Rua Campos Lara do bairro Padre Bento e ainda na Rua 24 de Fevereiro, transformada em mão única, eliminando, até o momento, as ocorrências no local”.

 “O Departamento de Trânsito, com base em estudos técnicos, reduziu a velocidade permitida em algumas avenidas do município. Cabe mencionar que, para o próximo ano, será retomado o Programa de Educação para o Trânsito, que foi suspenso diante da pandemia”, prossegue a nota.

Com o aumento no fluxo de veículos devido à retomada das atividades presenciais, a reportagem questionou ainda a Prefeitura a respeito do acompanhamento deste retorno. “Com o início da retomada à ‘normalidade’, houve intensificação do tráfego, principalmente em áreas escolares e comerciais. O pelotão dos agentes de trânsito da Prefeitura de Itu reforçou sua presença nesses trechos, visando orientar os motoristas sobre o respeito às normas e sinalizações”, conclui.

Usuários

O JP ouviu também munícipes que, diariamente, necessitam trafegar por vias de grande fluxo da cidade. À reportagem, a veterinária Aline Capelli diz que o trânsito melhorou em Itu. A melhoria, em sua opinião, se deu com a Avenida Galileu Bicudo, dando acesso mais rápido a outros pontos da cidade. A veterinária comenta. “O que não ajuda muito são as ruas com muitos buracos. Atrapalha o trânsito, sem contar a manutenção nos carros”.

Para o artesão César Sbrissa, “o trânsito aqui é como em qualquer outra cidade, temos nossos problemas, gargalos, mas não é tão ruim. Tem alguns pontos que eu considero que são mais gargalos, por exemplo, na Avenida da Saudade, mas são em horários de congestionamento mesmo”, declara.

“Eu acredito que nosso maior problema [de fluxo de veículos] é no centro histórico da cidade. Para melhorar é uma questão de consciência mesmo. Hoje, uma das grandes soluções seria a bicicleta comum ou elétrica, evitar de usar carro à toa. E tem que estar sempre estudando, pessoas que entendem e engenharia de trânsito para poder avaliar melhor e conseguir a melhor solução. No interior é um pouco mais simples”, encerra. é a diminuição de mortes de ocupantes de automóveis, que foi de 321. Entre outros modais (que incluem veículos como patinete, skate e trator) houve uma queda de 47 óbitos entre janeiro de 2015 e agosto de 2021.

Os números foram divulgados em meio à Semana Nacional do Trânsito. Os dados mais recentes apontam uma redução de 6,5% nos óbitos no trânsito paulista no comparativo entre agosto de 2020 e agosto de 2021.

A cidade de Itu vem acompanhando o ritmo de queda do estado. Comparando os primeiros oito meses do ano, em 2019, o município registrou 32 óbitos, com uma queda para 24 no mesmo período em 2020. Entre janeiro e agosto deste ano, foram registradas 21 mortes.

Questionada a respeito dos trabalhos realizados no trânsito, a Prefeitura de Itu, em nota, comenta que “por meio de seu Departamento de Trânsito, tem colocado em prática várias ações ao longo deste período, colaboração para a sensível redução dos acidentes. Um dos principais fatores foi a implantação das faixas elevadas, conhecidas popularmente como lombofaixas, em pontos estratégico