Itu registra crescimento de inquéritos policiais neste ano

Recentemente foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo, números relacionados a instauração de inquéritos policiais na cidade de Itu, que de acordo com os dados, registrou um aumento nos dois primeiros meses deste ano em relação a 2020.

Em janeiro, foram registrados 122 inquéritos e 89 no mês de fevereiro de 2021 (total de 211), enquanto que no primeiro mês do ano passado, houve o registro de 102 inquéritos e 104 no segundo mês de 2020 (total de 206). Os números levam em consideração os inquéritos instaurados nas quatro Delegacias de Polícia e da Delegacia de Defesa da Mulher.

Inquérito Policial é o meio pelo qual a polícia judiciária apura as infrações penais, bem como sua autoria, tendo ainda a finalidade de servir de base à ação penal ou às providências cautelares.

Aumento de prisões

Ainda de acordo com os dados, a cidade de Itu registrou nos dois primeiros meses de 2021 um número maior de prisões se comparado com o mesmo período, no ano passado.

Em janeiro deste ano, foram efetuadas 126 prisões e em fevereiro, 112, totalizando 238 prisões. Já no primeiro mês de 2020, o município registrou 109 detenções e 107 no segundo mês (216 ao todo).

Os números levam em consideração cumprimentos de mandados e ações da Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, durante patrulhamento ou recebimento de denúncias.