Itu sedia oficina de capacitação para Pontos de Cultura

Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, a cidade de Itu sedia, no próximo domingo (16), uma das várias oficinas que a Secretaria de Estado da Cultura, por intermédio dos Agentes Mobilizadores Cultura Viva, está promovendo com o intuito de divulgar o Edital de Pontos de Cultura, que premiará 544 ações culturais do estado.

A oficina ocorre gratuitamente no auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano “Convenção de Itu” (Rua Barão do Itaim, 140, Centro), a partir das 9h, e tem como público-alvo artistas, grupos artísticos, instituições sem fins lucrativos que atuem com foco na cultura e coletivos culturais. A oficina será ministrada pelo consultor e assessor para a Cultura, Marcos Pardim, ex-secretário de Cultura de Salto e atualmente Agente Mobilizador Cultura Viva da região administrativa de Sorocaba.

O edital terá três módulos de premiação: 1) 100 entidades culturais sem fins lucrativos que possuam CNPJ e tenham, no mínimo, três anos comprovados de atuação na área; 2) 44 coletivos culturais sem CNPJ; e 3) 400 projetos serão selecionados para ganharem kits culturais, no valor de R$ 12 mil, kits estes que terão suas versões para trabalhos musicais ou audiovisuais. Os prêmios para as duas primeiras categorias serão no valor de R$ 60 mil.

Na história do programa “Cultura Viva, é bom lembrar”, Itu tem participação de pioneirismo. A Fasam (Familiares e Amigos da Saúde Mental) foi a primeira instituição a ser conveniada como Ponto de Cultura da região de Sorocaba, diretamente com o Ministério da Cultura. Depois, já no edital do governo do Estado, a Unei (União Negra Ituana) também se tornou Ponto de Cultura conveniado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *