Itu seguirá na fase laranja do Plano SP por, pelo menos, mais duas semanas

Secretário Marco Vinholi destacou que regiões de Sorocaba e Campinas têm tendência de evolução da pandemia (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

A região de Sorocaba, a qual Itu faz parte, seguirá na Fase 2 (laranja) do Plano São Paulo, que prevê a flexibilização da quarentena, por, pelo menos, mais duas semanas (de 15 a 28 de junho). O anúncio foi feito pelo Governo de São Paulo na última quarta-feira (10). Esta fase não permite a reabertura de bares, restaurantes, salões de beleza ou academias.

“Precisamos seguir todas as orientações sanitárias e manter o isolamento social para que a cidade possa avançar para a próxima etapa”, informou a Prefeitura de Itu nas redes sociais. Na coletiva, o secretário de Desenvolvimento Social Marco Vinholi destacou que as regiões de Sorocaba e Campinas “bateram na trave”.

“As regiões de Sorocaba e Campinas, apesar de estarem em níveis de ‘laranja’, têm uma tendência de evolução na pandemia. Nós tivemos um crescimento no número de casos de internação nessas regiões”, afirmou o secretário, deixando as regiões em alerta.

Segundo o Governo de São Paulo, uma região pode ser reavaliada para fases mais restritivas se não atender aos critérios (por exemplo, uma região pode passar da fase 3 para a fase 1 se houver piora considerável em seus indicadores). Foi o caso das regiões de Ribeirão Preto, Barretos e Presidente Prudente, que voltaram para o “alerta vermelho”. Todas as outras regiões seguirão na fase laranja até a próxima atualização do Plano SP, prevista para o próximo dia 17.     

Na média estadual dos últimos sete dias, houve redução na taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva para Covid-19 de 72,6% para 69,1%, além de aumento na média de vagas por cem mil habitantes de 15,4 para 18,1. No mesmo período, o total de casos e mortes teve quedas reduzidas, de 1% e 3% respectivamente, mas as internações pela doença subiram 7%.

Vacina
O governador João Doria (PSDB) anunciou na quinta-feira (11) uma parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac para produção e testes em estágio avançado de uma vacina contra o coronavírus. O acordo prevê testagem em 9 mil voluntários no Brasil e fornecimento de doses até junho de 2021, caso a imunização se prove eficaz e segura.