Itu tem 15 mortes confirmadas por coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde informou em novo boletim divulgado hoje (22) que Itu conta com 119 casos confirmados de coronavírus, 239 casos descartados (exames negativos) e 21 aguardando resultados (10 internados e 04 em UTI). Até o momento, 72 casos de cura foram comunicados. A cidade ainda registrou o 15º óbito positivo por coronavírus, que é de um homem de 90 anos.

Na terça-feira (19), foi divulgado que 15 casos confirmados referem-se a resultados de testagem feita por ambulatório de condomínio instalado em Itu, que somente informados à Secretaria Municipal de Saúde após notificação da Prefeitura.

“Os responsáveis por esse condomínio que teve subnotificação foram alertados que façam a testagem em massa, inclusive das pessoas que trabalham ali. Essa orientação a gente tem dado e tem cobrado, tanto que essa notificação só veio quando a Prefeitura fez uma autuação”, disse o prefeito Guilherme Gazzola (PL) ao JP.

Ao “Jornal de Itu”, o Condomínio Terras de São José enviou comunicado sobre o caso. “A equipe médica seguiu os protocolos vigentes e, em reunião com o Sr. Prefeito e as áreas de saúde e epidemiológica, deliberou-se pela continuidade da realização de testes em nossa unidade, dada a sua importância. Ficou acordado, ainda, que a partir de hoje, o Condomínio, de forma cooperativa, informará os resultados coletados diariamente aos órgãos competentes por meio da equipe médica, possibilitando uma análise mais precisa da evolução da doença em nossa comunidade”, disse o síndico André L. J. Magalhães em nota.

“A Administração segue com seu compromisso de total transparência e continuará a divulgar qualquer informação a respeito da pandemia e tomando as ações necessárias de enfrentamento, sempre com respeito às orientações e protocolos dos órgãos governamentais e visando o bem estar, a saúde e a segurança de todos”, afirma.