Itu tem 20 casos suspeitos de Covid-19 e quatro por nexo causal

Em boletim divulgado hoje (20), a Prefeitura informou que Itu registra 20 casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus (aguardando resultados de exames), quatro casos por nexo causal (metodologia adotada pelo Governo Estadual a partir da decretação de transmissão comunitária no Estado de São Paulo, que não é um caso confirmado por exame laboratorial) e três casos descartados.

A Prefeitura reforçou que a cidade de Itu não tem nenhum caso positivo comprovado por exame até o momento. No entanto, diante dos sintomas constatados clinicamente e das ocorrências de transmissões coletivas no Estado de São Paulo, os pacientes enquadrados como nexos causais são preventivamente colocados em isolamento domiciliar para o devido acompanhamento. Todos os casos suspeitos e por nexo causal permanecem em isolamento domiciliar aguardando o cumprimento de quarentena (14 dias).

“Estamos avaliando duas vezes por dia a situação do município. Atendemos as orientações do Governo do Estado e agimos conforme as mudanças no cenário epidemiológico de Itu. Entendemos que terminar a primeira semana sem casos confirmados reforça a importância das decisões tomadas dentro de um prazo sensato”, destacou o prefeito Guilherme Gazzola (PL).

O prefeito também agradeceu a todos os servidores públicos que entenderam que em momentos em crise eles são fundamentais para a manutenção da ordem e dos serviços para a população. Entretanto, com o crescimento da curva do número de suspeitos em Itu, ficam determinadas algumas mudanças a partir de segunda-feira (23).

Nos serviços de Saúde, ficam suspensos o agendamento de exames de tomografia, raio X e ultrassom eletivos. Os atendimentos de urgência, bem como os exames de pacientes em tratamento oncológico e gestantes seguirão sendo realizados. Também estão suspenso os serviços odontológicos na rede pública municipal, com exceção aos atendimentos de urgência e emergência. As visitas hospitalares no Hospital Municipal estão restritas a um acompanhante por horário.

No Paço Municipal, o posto de atendimento SEBRAE Aqui não irá realizar atendimentos presenciais. Os mesmos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelos telefones (11) 4023-5267 ou (11) 4023-6104, pelos emails sebrae.aqui1@itu.sp.gov.br e também via Skype.

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) não irá realizar atendimentos presenciais. Os mesmos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelos telefones (11) 4886-9070 ou (11) 4886-9071, pelo WhatsApp (11) 99340-9072 ou pelo email pat.itu@itu.sp.gov.br. Em casos de urgência, o atendimento presencial em ambos os serviços poderá ser realizado com agendamento.

Servidores municipais com mais de 60 anos ficam liberados para trabalhar de casa os servidores públicos municipais com mais de 60 anos, com exceção daqueles ligados à segurança e à saúde.

A Prefeitura enviou uma proposta de alteração de lei complementar, em caráter de urgência, para prorrogação dos prazos de isenção de IPTU. A votação na Câmara de Vereadores está prevista para terça-feira (24), em regime de urgência. A propositura visa prolongar por até 90 dias (prorrogáveis por igual período se necessário) o prazo para a solicitação da isenção de IPTU. A medida visa beneficiar, em especial, a população idosa do município.

Também ficam suspensas as aulas em toda a Rede Municipal de Ensino a partir de segunda-feira até o dia 24 de abril. Um comunicado foi encaminhado aos pais/responsáveis, detalhando as antecipações dos recessos escolares, para não haver dúvidas sobre reposições

Um comentário em “Itu tem 20 casos suspeitos de Covid-19 e quatro por nexo causal

  • 20/03/2020 em 20:17
    Permalink

    Gostaria de saber da prefeitura qual será a atitude se os casos aumentarem, temos leitos nós hospitais da cidade em nível de UTI? Será montado um hospital de campana ? A cidade será fechada ? Quais serão as atitudes ?

Os comentários estão desativados.