Itu tem crescimento na arrecadação de ISSQN no primeiro trimestre

A arrecadação de ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) em Itu cresceu 17% no primeiro trimestre de 2021 (janeiro a março), comparado ao mesmo período de 2020. Em relação ao trimestre anterior (outubro a dezembro) de 2020, o crescimento foi de 7,2%.

O valor arrecadado em 2021 foi de R$ 20,6 milhões. Os dados são da GissOnline, plataforma de arrecadação do município, desenvolvida pela Eicon. O setor de Serviços inclui os segmentos de bares e restaurantes, construção civil, turismo, academias e serviços financeiros, como bancos, entre outros.

O número de empresas fechadas no 1º trimestre de 2021 foi inferior ao ano passado. Entre janeiro e março 133 negócios fecharam, ante 165 em 2020. A abertura de empresas teve um leve recuou no período. Em 2021, 678 novas empresas abriram no município, em 2020 esse número foi 700. O ISSQN é o principal imposto sobre o setor de Serviços, um dos mais afetados pela paralisação das atividades devido à pandemia de Covid-19.

“O aumento da arrecadação em plena segunda onda da pandemia é uma notícia que traz um pouco de otimismo em meio ao cenário por qual passamos. As ações positivas da prefeitura, como a recuperação de créditos, a fiscalização e o gerenciamento tributário foram as grandes responsáveis por isso”, diz Luiz Alberto Rodrigues, CEO da Eicon. “A queda no número de encerramento de empresas no período corrobora esse cenário e sinaliza, também, a confiança do empreendedor na economia da cidade”, completa.