Cidade tem dois casos de febre amarela confirmados pela Secretaria da Saúde

 

Dois casos de Febre Amarela foram oficialmente confirmados em Itu ontem (09), informa a Prefeitura. Em um deles, o paciente é um engenheiro agrimensor que frequentou regiões de risco, onde contraiu o vírus. O engenheiro foi tratado e já obteve alta. O segundo caso foi o de um rapaz de 26 anos, que morreu no último dia 11 de janeiro.

O jovem estava internado na cidade de Indaiatuba e o local do contágio pelo vírus já está sendo investigado pela Secretaria Municipal de Saúde de Itu, junto aos seus familiares. O rapaz morava no bairro Cidade Nova e trabalhava em um condomínio.

Até o momento não há confirmação de que o vírus já esteja circulando na cidade. Mas, mesmo assim, a Prefeitura reforçou o apelo para que os cidadãos compareçam às unidades de saúde para se vacinar. Até o momento, somente 10% da população foi imunizada.

 

Plantão no Carnaval

Durante o Carnaval, nos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde realiza plantão de vacinação contra a febre amarela nos Pronto Atendimentos Municipais (PAMs), localizados no Parque Industrial e na Vila Martins, das 7h às 19h.

Após o Carnaval, continua o esquema de vacinação iniciado no último dia 8 de fevereiro: de segunda a sexta-feira, nas 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 7h às 17h; no Ambulatório de Especialidades Médicas (AEM I), no Ambulatório de Especialidades Médicas (AEM II), no Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI), no Centro de Referência da Mulher (CRM) e no Centro de Atendimento ao Idoso Municipal Especializado (Caime), das 8h às 12h; nos Pronto Atendimento Municipais (PAM), situados no Parque Industrial e na Vila Martins, das 7h às 22h; e no Centro de Vigilância em Saúde (CVS), a partir das 8h.    Este último, localizado na Rua Aristides de Assumpção Menabó, 75, bairro Maria Fernanda (próximo ao SESI), atenderá somente quem viajará para o exterior mediante apresentação de passagem aérea.

 

Orientações

A vacinação oferecida no município é a dose fracionada para a maioria da população, sendo dose completa somente para crianças de 9 meses a 2 anos e para pessoas que viajarão para o exterior. No caso de idosos não há mais necessidade de carta de recomendação médica. Para se vacinar é importante levar a Caderneta de Vacinação. O efeito protetor da vacina se inicia dez dias após a vacinação e é importante o uso de repelente para se proteger de picadas de mosquitos.

Confira quem não pode tomar vacina ou tem restrições que precisam ser avaliadas: crianças menores de 9 meses, gestantes, mulheres amamentando crianças menores de 6 meses, pessoas com câncer em uso de quimioterapia e ou radioterapia, transplantados de órgãos sólidos e ou medula óssea, uso de corticóide com dose imunossupressora, portador de HIV ou qualquer doença imunossupressora, medicamentos imunossupressores, mistenia gravis, doenças do Timo, lúpus, doença de Addison, Artrite reumatóide, alergia grave ao ovo e derivados de galinha.