Itu tem o melhor índice na geração de emprego da região no mês de janeiro

Em todo o Estado de São Paulo, cidade foi a oitava melhor. Variação absoluta positiva foi de quase 500 vagas de trabalho.

A cidade de Itu fechou o mês de janeiro de 2018 com variação positiva na geração de empregos, de acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). No mesmo mês do ano passado, a variação absoluta foi de apenas dois empregos, enquanto que neste ano o saldo foi de 490 novas vagas – 2171 admissões e 1681 demissões.

O prefeito de Itu Guilherme Gazzola afirma que os dados estatísticos devem ser avaliados com cuidado. “Para ter uma ideia, de 2013 a 2016, a cidade de Itu fechou cinco mil postos de trabalho. Quando falamos de 490, na verdade, este é o saldo positivo, ou seja, todos os empregos criados menos as vagas fechadas”, analisa, ressaltando que os dados referem-se a empregos formais, com carteira assinada.

Os setores que mais reagiram na cidade e estão se recuperando da crise segundo o Caged são a indústria e o setor de serviços. “Itu foi a oitava cidade, das 645 do Estado de São Paulo, que mais criou emprego”, ressalta o prefeito.

Gazzola acredita que a tendência é que a construção civil e o comércio também reajam. “A gente espera que essa tendência permaneça ao longo de 2018, talvez não numa aceleração tão forte como a que foi no mês de janeiro. Mas esse é um numero muito positivo, é um número para se comemorar”, celebra.

O Secretário Municipal de Planejamento Plínio Bernardi Júnior aponta que o aumento do saldo pode significar “os primeiros sinais de recuperação da economia, após a crise política nacional que jogou o país todo em índices negativos”.

Plínio relata também que a expectativa da recuperação econômica resultará na recuperação do emprego. “Em janeiro, nós ainda tivemos alguns setores fechando empregos, como foi o caso do comércio. Só teremos certeza que a recuperação é firme quando todos os setores tiverem dados positivos”.

Na região, em segundo lugar vem Sorocaba com variação positiva de 447 empregos. Na sequência, Indaiatuba aparece com 366 vagas a mais. Salto também teve geração positiva, com 90 vagas. Porto Feliz e Cabreúva registraram índice negativo (-29 e -12, respectivamente). (Beatriz Pires)

Um comentário em “Itu tem o melhor índice na geração de emprego da região no mês de janeiro

  • 07/03/2018 em 16:19
    Permalink

    Preciso de um emprego sou motorista de ónibus ou caminhão desde já agradeço…

Os comentários estão desativados.