Itu tem quatro casos suspeitos do novo coronavírus

Em boletim divulgado ontem (17), a Secretaria Municipal de Saúde informou que, até o momento, a situação da cidade de Itu está em fase de contenção com o objetivo de limitar a transmissão do coronavírus. No momento, há quatro casos suspeitos na cidade. Uma mulher, de 39 anos, com histórico de viagem a Dubai; um homem, de 20 anos, vindo da Itália; uma mulher, de 43 anos, mãe do rapaz de 20 anos; e um homem de 43 anos, piloto de avião em rotas nacionais.

As principais orientações do Ministério da Saúde para se prevenir contra o Covid-19 são: evitar aglomerações; cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar; utilizar lenço descartável para higiene nasal; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos de uso pessoal; limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado; lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar álcool gel  na impossibilidade de lavar as mãos; deslocamentos/viagens não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente.

Em caso de dúvidas os munícipes podem utilizar o WhatsApp da Prefeitura de Itu (11) 94136 6222. Todos os servidores públicos municipais manterão atividades normais em seus postos de trabalho. O prefeito Guilherme Gazzola (PL) destacou que o momento é de colaboração de todos, seguindo as orientações emitidas pelas autoridades federais, estaduais e municipais. Diversos serviços municipais foram suspensos, como aulas e cursos, além de parques terem sido fechados.