Itu tem redução no número de mortes no trânsito, de acordo com o Infosiga SP

Por Daniel Nápoli

De acordo com levantamento feito pelo Infosiga SP, entre janeiro e junho deste ano o Estado de São Paulo registrou o menor número de fatalidades de trânsito desde o início da série histórica do sistema de dados do Governo (2015).

Na comparação com o período em 2018, houve uma redução de 2% de óbitos (2.645 mortes no ano passado contra 2.593 neste ano). Comparando com 2015, a queda chegou a 20% nas fatalidades.

Em Itu, também ocorreu redução no número de mortes no trânsito. Entre janeiro e junho do ano passado, foram registrados 18 óbitos, entre colisões de veículos (envolvendo bicicletas, carros, motocicletas e caminhões) e atropelamentos, com a maior concentração dos casos sendo em rodovias. Já nos primeiros seis meses deste ano, ocorreram 14 acidentes de trânsito fatais, quatro a menos em comparação a 2018.

Os dados do Infosiga SP no primeiro semestre de 2019 mostram que a maioria dos acidentes fatais (51,1%) ocorre em ruas e avenidas administradas pelas prefeituras paulistas. Já as ocorrências em rodovias correspondem a 44,1% do total, enquanto em 4,6% dos casos não foi possível identificar com precisão o local do acidente.

Um levantamento feito pelo Respeito à Vida, programa do Governo de São Paulo responsável pelo Infosiga SP e que articula ações para reduzir fatalidades no trânsito, aponta as regiões com maior concentração de acidentes, com a região metropolitana da Capital liderando o ranking, com 850 ocorrências fatais no primeiro semestre, o que corresponde a quase um terço do total do Estado (32,8%).

Na sequência, aparecem as regiões de Campinas (432 óbitos, 16,7% do total), Sorocaba (217 óbitos, 8,4% do total), São José dos Campos (182 óbitos, 7% do total) e Santos (138 óbitos, 5,3% do total).

Diretor comenta
A respeito dos números apontados pelo levantamento, o diretor de Trânsito do município, Hélio Tomba Júnior, comenta. “Os dados, reconhecidos por sua transparência e fidelidade aos fatos, comprovam que nosso trabalho na reorganização do trânsito em Itu está surtindo efeitos positivos. Além da sinalização viária e alterações de mãos em algumas ruas, investimos em tecnologia como, por exemplo,nosso sistema de semáforos inteligentes, mais eficaz e seguro”, disse.

O diretor acrescenta. “Outra medida muito bem recebida foi a implantação das frentes seguras, que garantem um espaço aos motociclistas nas paradas em cruzamentos com semáforos, assim como ampliamos as vagas para estacionamentos de motos na cidade. Também empenhamos em ações orientativas para motoristas e pedestres, tendo o respeito à vida como uma das principais diretrizes no trânsito”, conclui.