Ituana adota três adolescentes do Tocantins

Rosana e os gêmeos de 12 anos/ Foto – Arquivo Pessoal

Adotar uma criança é o anseio de muitas pessoas e ser adotado também é o sonho de muitas crianças. No caso da ituana Rosana Aparecida de Oliveira, assistente social de 38 anos, o sonho se tornou realidade quando esta adotou três jovens do estado do Tocantins.

A reportagem do “Periscópio” recebeu Rosana neste mês para uma entrevista sobre como foi todo o processo de adoção dos adolescentes, que são dois gêmeos de 12 anos e o irmão mais velho, de 14 anos de idade.

Rosana contou que, em meados de maio de 2017, conheceu uma pessoa que a informou sobre um grupo de Facebook no qual se compartilhavam experiências sobre adoção, sendo que neste mesmo grupo ficou sabendo do abrigo em Gurupi, no Tocantins, pois essa pessoa também estava entrando em contato com uma criança do abrigo para adotar.

“Começamos a conversar, ela contou um pouco da história dela também, pois ela conheceu os três [jovens adotados por Rosana] pela aproximação que estava tendo com os filhos dela. Ela me passou o contato da coordenadora do abrigo e, como eu não estava no município [Gurupi], ela disse para chamar ela quando eu estivesse pra gente conversar”, relata Rosana, sobre como teve os primeiros contatos com o abrigo do Tocantins.

Segundo Rosana, os adolescentes eram considerados “inadotáveis”, pois não eram mais crianças. “Quando eu vi a mensagem, eu tive certeza. Claro que eu não vi foto, pois nem tem como, mas quando eu li a mensagem [deles], eu senti que eram eles”, declara ela, acrescentando que a aproximação com os adolescentes começou por mensagens e ligações.

Rosana contou que tanto ela quanto os jovens estavam ansiosos com a aproximação, que aconteceu entre os meses de setembro e outubro de 2017. “Uma das dificuldades que surgiram nesse período foi quando a mãe biológica apareceu lá [no abrigo]. Ela estava desaparecida há mais de quatro anos”, relata Rosana, informando ainda que os próprios jovens contaram à mãe biológica sobre Rosana e sobre a adoção.

A notícia sobre a adoção dos jovens foi noticiada pelo portal de notícias G1 Tocantins. Na reportagem do referido portal,  constam informações sobre o abrigo em Gurupi e também sobre os jovens que, segundo a notícia, não tinham mais esperanças de serem adotados. Com a saída dos três irmãos do abrigo, este conta, agora, com oito crianças.

Rosana comentou que as primeiras preocupações foram a respeito do convívio dos jovens com ela e com sua família (mãe, irmãs e sobrinho), mas que a recepção de sua família e a convivência dos adolescentes com os familiares “foi muito boa”. “Eu quero construir a melhor relação possível com eles. O primeiro critério na relação é o respeito”, discorre.

Em janeiro deste ano, o Fórum responsável pela parte burocrática do processo deu seguimento nos trabalhos, e no dia 25 de fevereiro, Rosana foi até Gurupi para conhecer os jovens, sendo o encontro pessoalmente com eles no dia 26 de fevereiro. “Foi um momento único”, enfatiza, completando que “não teria como saber o que ia sentir, pois era tudo novo”. “Eu queria por um momento voltar para aquele sentimento, porque nunca vou sentir aquilo de novo”, acrescenta.

“O que eu mais almejo é que formemos uma família, quero que eles confiem em mim. Eu vou fazer o meu melhor por eles”, finaliza Rosana. Os três adolescentes vieram para Itu com Rosana no dia 02 de março, já estão matriculados na escola e também já conheceram parte da nova família. (Gabriela Prado)