Ituana, líder de empresa multinacional comenta os desafios e celebra trajetória

Executiva está de mudança para a China. Há nove anos da BRF, ela exerce liderança em Marketing & Inovação para a Ásia (Foto: Divulgação)

Ainda celebrando o Mês da Mulher, o Periscópio vem trazendo a história de mulheres que, nascidas ou moradoras de cidade de Itu, em diferentes setores da sociedade, se destacam e inspiram. Nesta edição, o JP traz um pouco da trajetória de Beatriz Benedetti Pereira Reis, de 34 anos, que é uma das lideranças da BRF, uma das maiores empresas do ramo alimentício do mundo.

Graduada em Economia pela PUC-Campinas e pós-graduada em Marketing pela ESPM e atualizada em cursos de extensão como Digital Marketing & Analytics pela Columbia University de Nova Iorque/EUA, Beatriz está há nove anos na BRF.

“Tive a oportunidade de trabalhar em diversas áreas no Brasil, comecei na área de Pricing, depois migrei para o Marketing e nos últimos três anos trabalhei no time de Inovação, onde gerenciava todo o pipeline (funil de vendas) de lançamento de produtos das marcas do Brasil, assim como outras agendas da área como por exemplo o BRF Hub, o programa de inovação aberta que conecta a empresa com o ecossistema de startups no Brasil e no mundo”, explica a executiva.

Em setembro do ano passado, Beatriz foi promovida a Head de Marketing & Inovação para a Ásia. Com isso, a ituana está de mudança para a China, sua nova residência nos próximos anos. E, à reportagem, a executiva comenta como é exercer a liderança em uma companhia de tal porte. “Ser líder significa ter responsabilidade sobre o desenvolvimento de outros profissionais, seus resultados e conquistas”.

Para Beatriz, o líder precisa cuidar e inspirar as pessoas na sua melhor performance e ser líder em uma empresa como a BRF, presente em diversos países e que conta com mais de 90 mil funcionários, “significa ter um impacto sobre um número maior de pessoas e saber lidar com a diversidade que compõe estes times: como gêneros, formações variadas e até mesmo culturas de diferentes países”.

Em sua nova função na empresa, a ituana lidera diretamente pessoas de países orientais como a China e Cingapura, com culturas muito diferentes da brasileira. “E é maravilhoso como tenho aprendido muito com eles e venho adequando o meu modelo de gestão para que nossas culturas se encontrem e possamos atingir grandes resultados juntos”, destaca.

Toda função é acompanhada de desafios, e Beatriz comenta sobre os seus. “A BRF é uma empresa com uma cadeia integrada, longa e complexa, que começa no campo e vai até a mesa do consumidor. Isso significa que diariamente tudo o que fazemos tem um alto impacto em diferentes áreas do negócio e, também, na sociedade, portanto é preciso ter uma visão integrada do negócio. Um dos nossos princípios fundamentais é a interdependência, ou seja, trabalhar de forma integrada para garantir que todos os elos dessa cadeia estejam de acordo com nossa essência”, acrescenta.

Com experiência de já ter atuado na indústria cervejeira e agroindústria, ambientes majoritariamente masculinos, Beatriz cita que nunca sentiu nenhum preconceito ao longo de sua jornada. “Tive sorte de ter bons gestores ao longo da minha carreira, que desde o início me inspiraram a exercer minha liderança genuína”, comenta.

Porém, ela pondera. “O que acontece é presenciar muitas situações no dia a dia corporativo, como ouvir comentários ou piadas que minimizam a mulher. Infelizmente o machismo é uma questão estrutural na nossa sociedade, muitas vezes achamos normal uma mulher ser julgada pela forma como se veste ou como se comporta, até mesmo por outras mulheres. Mas isso está mudando, tanto em nós, mulheres, quanto nos homens no ambiente corporativo, sabemos a importância que a diversidade tem num ambiente de alta performance. Temos uma longa jornada para trilhar, mas fico feliz que estamos no caminho”.

A ituana comenta ainda sobre a importância das ações da BRF, que possui a valorização da diversidade como um dos seus princípios, e o aumento da liderança feminina como compromisso público. “Até 2025, a meta é atingir a proporção de 30% de mulheres em posições executivas. Esse avanço da liderança feminina se reflete na alta direção e, também, no dia a dia de diversas unidades da BRF no país e em outras localidades do mundo”.

Beatriz deixa uma mensagem não só para as mulheres de Itu, como um todo. “Sonhem grande! Sonhar grande ou pequeno leva o mesmo esforço, então acreditem nos seus sonhos e trabalhem duro para conquistá-los. Escolham ter ao seu lado as pessoas que verdadeiramente te apoiam e valorizam, seja na família, amigos ou no ambiente profissional. Nós, mulheres, somos fortes, dinâmicas e temos todo potencial para conquistar nosso espaço, sem abrir mão da nossa feminilidade e sensibilidade. E por último, mas não menos importante, apoiem também outras mulheres a realizarem seus sonhos”, conclui.