Ituano adere à Libra, nova Liga do Futebol Brasileiro

No início de maio, em uma reunião que teve a adesão de Corinthians, Santos, Palmeiras, São Paulo, RB Bragantino, Ponte Preta, Flamengo e Cruzeiro, foi criada a Libra – Liga do Futebol Brasileiro. Esses clubes assinaram um contrato com a empresa Codajas Sport Kapital e o Banco BTG, que apresentaram um aporte inicial de investimentos com valores girando em torno de R$ 3,5 bilhões.

Além de captar investimentos e representar os clubes brasileiros comercialmente, a Libra seria a responsável por organizar os próximos campeonatos brasileiros, deixando a CBF para cuidar exclusivamente das seleções brasileiras masculina, feminina e de base.

Um dos pontos principais na formação da Libra seria a melhor distribuição entre os clubes da captação de receitas, uma distribuição mais igualitária, minimizando o abismo que há entre os clubes. Também os clubes teriam mais controle sobre o regulamento das competições nas Séries A e B e na formação dos calendários.

Na última terça-feira (24), juntaram-se aos clubes fundadores os paulistas Ituano, Guarani e Novorizontino. Assim, até o momento a Libra é formada por Corinthians, Santos, Palmeiras, São Paulo, Ponte Preta, RB Bragantino, Flamengo, Cruzeiro, Botafogo, Vasco, Ituano, Guarani e Novorizontino. Outros clubes estudam adesão ao movimento.