Ituano Basquete fez jogo teste em Sorocaba

Foto – Divulgação/Nathane Agostini

O Ituano Basquete esteve, na última sexta-feira (09), em Sorocaba para enfrentar a equipe do Pró-Esporte em um jogo teste, com o aro a 2,87m – 18 centímetros mais baixo do que a altura habitual. A partida faz parte de um estudo que está sendo realizado pelo Laboratório de Biomecânica e Instrumentação (Labin), da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp de Limeira.

Antes da partida, que foi vencida pelo Galo por 80×46, as atletas de ambas as equipes realizaram arremessos em três posições diferentes, com a tabela na altura padrão de 3,05m; em seguida, todas jogadoras repetiram a série com o aro a 2,87m de altura.

A lateral ituana Luana sentiu a diferença de início, mas se adaptou rápido. Já a também ala Palmira, que tem amis de 25 anos de carreira, jogando sempre com o aro a 3,05m de altura – com exceção das categorias de base – sentiu uma diferença grande, mas disse que é uma questão de tempo para se adaptar.

Tanto os testes dos arremessos quanto o jogo foram gravados por equipamentos dos pesquisadores do Labin, que analisarão os movimentos e técnicas das atletas e o mecanismo do jogo, assim como as estatísticas habitualmente registradas durante uma partida oficial.

O estudo é uma parceria entre a Liga de Basquete Feminino (LBF) e a Unicamp firmada em 2017, denominada LBF Inova. “Quando propusemos investigar a dinâmica do jogo de basquete feminino no Brasil em parceria com a LBF, partimos do objetivo de tornar o espetáculo mais atrativo. Esta investigação tem como objetivo verificar e compreender estas possíveis mudanças”, explicou o professor coordenador do projeto, Luciano Mercadante, à LBF.