Ituano Basquete já pensa na LBF-20

Raffer tem planos para que o Ituano Basquete siga forte, mas depende ainda de resoluções da Liga de Basquete Feminino para 2020 Foto: Daniel Nápoli

Em 2019 o Ituano Basquete ficou na sétima colocação na LBF – Liga de Basquete Feminino, o campeonato nacional da modalidade. Foi uma posição meramente intermediária, mas a equipe era praticamente novata e estava em formação. Tanto que no segundo semestre, mais estruturado, o IB disputou o campeonato paulista e foi vice-campeão, deixando para trás clubes como Santo André/Apaba e Sesi/Araraquara, de maior tradição.

A reportagem do Periscópio manteve contato com o diretor Jhonatan Raffer que disse que “o saldo da temporada toda não foi o que a gente esperava, até pelo resultado da LBF, que foi abaixo, mas a gente teve no Campeonato Paulista um saldo muito positivo”.

Sobre 2020, o diretor explica que o planejamento da temporada aguarda decisões. “Os próximos passos a gente tem que avaliar primeiro como que vai ser a comissão técnica, as atletas que a gente pensa em ficar, a gente tem que ter essa conversa entre a diretoria que já vem acontecendo para a gente definir qual vai ser o planejamento, qual vai ser o objetivo principal no ano que vem, para a gente ver qual vai ser o investimento”.

O dirigente entende ainda que “hoje a gente depende também que não é garantia da LBF bancar as viagens e arbitragem igual foi feito este ano. E isso daí dá uma alteração muito grande no orçamento. Se a gente tiver que arcar com esses compromissos, infelizmente o nosso elenco vai ter que ser revisto devido ao custo e vai ter essa definição mais ou menos no dia 20 de janeiro. Daí vamos ver se vai reforçar, o que terá de ser feito. Mas a tendência é reforçar”.

Concluindo, o diretor destaca: “o nosso foco principal é ver o que a gente vai manter de atleta aqui. As meninas são super disciplinas, não tivemos nenhum problema fora de quadra. E isso deixa o time mais uniforme e fica melhor de se trabalhar”.