Ituano comemora seus 74 anos de glórias no futebol

Em 24 de maio de 1947 era fundada a Associação Atlética Sorocabana, por funcionários da Estrada de Ferro Sorocabana, que disputou o Campeonato Paulista da Terceira Divisão de 1955 a 1959, tendo como palco o Estádio Souza Lima. A agremiação tinha as cores azul, vermelho e branco.

O clube ainda disputaria o Campeonato Paulista da Quarta Divisão em 1963 e 1966, quando mudou seu nome para Ferroviário Atlético Ituano e o clube só voltou ao profissionalismo em 1978 e daí por diante não parou mais. Nos anos 1980, as cores mudaram para o rubro-negro do antigo Clube Atlético Ituano.

Em 1989 o clube ascendeu à Primeira Divisão pela primeira vez e em 1990 o nome passava a ser Ituano Futebol Clube, mantendo as cores rubro-negras e o Galo como mascote. Após retornar à Segunda Divisão em duas oportunidades, em 2002 voltou à elite do futebol paulista, onde permanece até hoje, sendo o mais longevo clube do interior na principal divisão.

 O Ituano é o único clube interiorano bicampeão estadual, o que foi conquistado em 2002 e 2014 e ainda é campeão do troféu do Interior de 2017. Em termos nacionais, participou da Série D, Série C e Série B, tendo sido campeão brasileiro da Série C em 2003.

Revelando jogadores que brilharam em grandes clubes do Brasil e até internacionalmente, tendo como referência Django, Juninho Paulista e Gabriel Martinelli, o Ituano tem sido a partir de 2009, quando Juninho Paulista e posteriormente Paulo Silvestri assumiram a gestão do clube, um verdadeiro celeiro de jovens revelações.

O Ituano festeja neste 24 de maio de 2021 seus 74 anos como um clube absolutamente sólido, sério e promissor, tendo em sua presidência o trabalho dinâmico do presidente Ricardo Giordani, comandando uma diretoria séria e a gestão competente de Paulo Silvestri que administra um trabalho digno dos maiores elogios.