Ituano preparado para o chamado “Jogo da Vida”

Se essa cena, registrada em Goiânia, se repetir neste domingo, Ituano estará bem encaminhado para voltar a Série B (Foto: Helber Gomes/Arquivo)

Na noite deste domingo (17) acontece a última rodada da segunda fase da Série C para o Grupo C. Está em jogo a segunda e última vaga para o acesso à Série B 2021. O Ituano vai enfrentar o Vila Nova e os dois clubes precisam vencer. O jogo será no Novelli Júnior, às 18h.

Depois da derrota diante do Brusque na última segunda-feira (11), o jogo derradeiro desta segunda fase torna-se dramático, já que o Vila Nova vem de vitória por 2×1 frente ao Santa Cruz, está embalado e ainda quer dar o troco na derrota sofrida em Goiânia.

Vinícius Bergantin passou toda a semana trabalhando o time na parte técnico/tática, mas também conversou bastante com a rapaziada. A derrota diante do Brusque já é coisa do passado e agora não há nada a pensar senão uma vitória em casa. E, matematicamente, não poderá ser uma vitória pela contagem mínima ou por apenas um gol de diferença (veja a matemática nesta página). O ataque vai precisa funcionar e a defesa terá de ter atenção mais que redobrada.        

Pela necessidade de ambos os times da vitória, pode-se esperar por duas situações distintas: ou um jogo aberto, leve e solto ou por uma partida nervosa, truncada, desesperadora. Como tanto Ituano x Vila Nova quanto Santa Cruz x Brusque acontecerão no mesmo horário, ao final do jogo já se saberá qual o clube, Ituano, Vila Nova ou Santa Cruz, ficará com a segunda vaga do grupo ao acesso.

Outro lado

Além, evidentemente, do Ituano, o Vila Nova está tendo outro forte adversário para o jogo deste domingo. Trata-se do novo coronavírus, que afastou o atacante Maurinho do time. Maurinho já não havia enfrentado o Santa Cruz, por cumprir suspensão, mas agora está afastado por problemas de saúde. Márcio Fernandes, entretanto, procura motivar o elenco que teve uma semana de treinamentos intensivos para enfrentar o Ituano neste jogo que é de vida ou morte.

PANORAMA

Neste final de semana acontece a sexta e última rodada da segunda fase do Brasileiro da Série C 2020. Confira como está a situação dos times que lutam por uma vaga ao acesso à Série B 2021, lembrando que o Brusque já garantiu o acesso.

Os dois jogos decisivos acontecerão no domingo (17), às 18h. O Santa Cruz recebe o Brusque. O Cobra Coral precisa vencer para chegar aos 8 pontos e torcer para que o Vila Nova não vença o Ituano. Se houver empate em Itu, o Santa Cruz classifica-se nos critérios de desempate.

Já o Ituano recebe o Vila Nova. O Galo precisa vencer e torcer por derrota ou empate do Santa Cruz. Se o Santa ganhar do Brusque, o Ituano terá de vencer com mais gols, pois o saldo do Santa é menos 1 e do Ituano é menos 2. Caso o Brusque vença o Santa Cruz, o Ituano terá de vencer o Vila Nova por qualquer contagem. O Vila terá de vencer o Ituano por qualquer placar. Se empatar, só sobe em caso de vitória do Brusque ou empate entre Brusque e Santa Cruz.

Critérios – Vale relembrar os critérios oficiais de desempate, pois praticamente todos os jogos poderão acabar com times empatados em pontos pela segunda vaga ao acesso. Os critérios estabelecidos pelo regulamento da CBF são: 1 – maior número de vitórias; 2 – maior saldo de gols; 3 – maior número de gols pró; 4 – confronto direto – 5 – menor número de cartões vermelhos recebidos; 6 – menor número de cartões amarelos recebidos; 7 – sorteio na sede da CBF.