Ituano segue sendo uma ‘fábrica’ de talentos

Gabriel Martinelli começou a “voar” na Base do Ituano, tendo como palco o CT Tatizão Foto: Arquivo/Moura Nápoli

A partir da chegada de Juninho Paulista ao Ituano, em 2009, o gestor enfatizou que uma das principais metas era o fortalecimento da base do clube. Assim, em 2011 os times Sub-15 e Sub-17 (Infantil e Juvenil, respectivamente) retornaram. O Sub-20 (Junior) voltou em 2013.

Os primeiros nomes revelados foram o zagueiro Léo e o atacante Marcão, hoje atletas consagrados. De lá para cá, 54 atletas subiram para o profissional, vários vestindo a camisa do Ituano e outros defendendo outros clubes.

Alguns ainda buscam um lugar ao sol enquanto outros já são nomes consagrados e até brilham fora do país. Neste último caso, para citar apenas três nomes, são lembrados Markão (aqui, com a camisa do Galo era Marcão), hoje atacante de sucesso no futebol chinês; Luiz Felipe, zagueiro da Lazio/ITA, que já defendeu as cores do Brasil em seleções, e Gabriel Martinelli, a maior jóia lapidada pelo Ituano a partir deste trabalho e hoje brilhando no Arsenal/ING.

Num trabalho da assessoria de imprensa do Ituano, foram ouvidos Vinícius Bergantin, técnico desde o Sub-17 de 2013 e hoje treinador do profissional, e Luiz Antonio, técnico desde o Sub-15 de 2014 e hoje auxiliar técnico de Bergantin. Ambos escalaram, de 1 a 11, uma seleção dos jovens atletas revelados pelo Ituano nestes dez anos.

Assim – e é claro que trata-se da opinião pessoal dos treinadores – de goleiro a ponta-esquerda, a seleção seria esta: Ricardo; Léo Duarte, Léo, Luiz Felipe e Luis Henrique; Baralhas, Bassani e Guilherme; Martinelli, Clayson e Markão.

Destes, Léo, Léo Duarte, Baralhas e Guilherme poderão ser nomes que o torcedor do Ituano verá em 2020 vestindo a camisa do Galo Guerreiro. Vale destacar que na relação dos 11 jogadores lembrados por Luiz Antonio e Vinícius Bergantin há outros que passaram pelo clube como os zagueiros Alemão (hoje no Flamengo) e Bernardo (já promovido ao elenco profissional para 2020) e outros que foram revelados no clube.