Ituano vai cumprindo compromisso com a base

Foto – Miguel Schincariol/Ituano
Bassani e Gabriel Martinelli são dois frutos da base do Ituano que estão ganhando visibilidade a cada jogo do Galo Guerreiro

Em 2009, quando Juninho Paulista assumiu a gestão do Ituano, o ex-craque afirmou categoricamente que “vamos dar todo o apoio à base do clube. Eu saí da base e sei dessa importância”.

Em quase 10 anos de gestão, Juninho mostrou que não estava brincando. O gestor deu condições de trabalho e os times Sub-15, Sub-17 e Sub-20 passaram a fazer com o passar dos anos, não apenas boas campanhas nos Paulistas das categorias, mas apresentar jogadores promissores.

Da base saiu, por exemplo, João Morelli, hoje fazendo sucesso na Europa, defendendo o Levadia, da Estônia. Luis Felipe é zagueiro da Lazio, na Itália, e Marcão, após duas temporadas na Coreia do Sul, assinou com o Hebei Fortune, da China.

No atual elenco do Ituano, vários jogadores vieram da base: Léo, Pavani, Guilherme, Baralhas, Rodrigo Bassani, Gui Mendes e Gabriel Martinelli, por exemplo. Não é pouco. É por isso que o Galo inicia suas temporadas fazendo apenas contratações pontuais e não “um caminhão” de reforços, como acontece com a maioria dos clubes do interior.

É o caminho certo. Além do mais, vendo pelo lado empresarial, imaginem o quanto Gabriel Martinelli estará valendo ao final do Paulistão? O clube já vem recebendo várias sondagens de clubes brasileiros e até mesmo do exterior. Segundo Acaz Fellegger, da assessoria de imprensa do clube, “ainda não chegou uma proposta concreta, mas o Martinelli já está sendo monitorado na Europa”.