Ituanos acompanham com atenção a “batalha” Heineken versus Coca-Cola

Cervejaria holandesa quer encerrar contrato de distribuição com a empresa de refrigerantes, diz jornal “Estadão”.

De acordo com reportagem do jornal “O Estado de São Paulo”, do último dia 16 de novembro, a Heineken, empresa que tem fábrica em Itu, decidiu colocar um fim ao seu longo relacionamento com os distribuidores da Coca-Cola, resultando em uma briga nos tribunais que vem sendo acompanhada sob olhar atento da população ituana.

O contrato entre a companhia e o Sistema Coca-Cola, representado de maneira legal pela Associação Brasileira dos Fabricantes da Coca-cola (ABFCC), que reúne 13 empresas, tem validade até 2022, porém, a cervejaria entende que é possível antecipar a rescisão.

Estando amparado pelo contrato, o Sistema Coca-Cola então entrou na Justiça, conseguindo, em agosto, uma liminar que mantém em suas mãos a distribuição das marcas da Heineken, como Kaiser, Amstel e Sol. A medida garantiu o cumprimento do contrato até que as partes resolvam a questão em arbitragem.

Com o contrato não tendo andado, pelo menos até a formação do tribunal arbitral, a Heineken permanecerá com duas estruturas de distribuição: a que herdou da Brasil Kirin (para as marcas que comprou recentemente) e a da Coca-Cola (para as que já possuía).

Ainda de acordo com a reportagem, está marcada para o início do ano que vem a primeira reunião de arbitragem, com a cervejaria, segundo fontes de mercado, aventando de maneira informal alternativas, como o repasse de marcas e fábricas para os distribuidores da Coca-Cola.

Mesmo com a proibição da “venda casada” de bebidas, a noção dos distribuidores é de que as vendas da Coca-Cola possam ser prejudicadas caso os distribuidores não tenham marcas de cerveja para oferecer para os bares e restaurantes. Por isso, a posição do Sistema Coca-Cola é usar os cinco anos que ainda restam no contrato para ter tempo de pensar em um investimento na área.

Um comentário em “Ituanos acompanham com atenção a “batalha” Heineken versus Coca-Cola

Os comentários estão desativados.