Ituanos comentam manifestações de 7 de setembro

Na terça-feira (07) comemora-se os 199 anos da Independência do Brasil. Na cidade de Itu, não está previsto nenhum evento alusivo à data. Devido à pandemia de Covid-19, pelo segundo ano consecutivo não haverá desfile, porém, em 2021, não haverá nem o hasteamento da bandeira.

Neste ano o que está marcando a data são os protestos previstos para diversos pontos do país, em sua maioria favoráveis ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) – inclusive especula-se paralisações em prol ao governo federal.

Há também protestos contrários a Bolsonaro previstos para a mesma data. Na Avenida Paulista, na cidade São Paulo, é planejado um ato pró-governo. Também na capital paulista deve ocorrer um ato contrário, no Vale do Anhangabaú. Ambos os atos chegaram a ser proibidos pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), porém, por meio de uma liminar, a Justiça garantiu aos manifestantes o direito de realizar os atos. 

Nos últimos anos, em Itu, costumeiramente no dia 7 de setembro um grupo de apoiadores do governo federal realiza um ato em frente ao Regimento Deodoro (Quartel de Itu). Até o fechamento desta matéria, porém, os manifestantes de direita iriam se locomover até a Avenida Paulista, em São Paulo (após o fechamento desta matéria, publicações nas redes sociais começaram a convocar manifestantes para um ato pró-Governo em frente ao Quartel na manhã desta terça).

De acordo com um de seus integrantes, João Carlos Pestana Ramos, “não falando por eles, e sim em nome deles, a direita ituana, pessoas comuns de todos os segmentos da sociedade, orgulhosamente cristãos, patriotas e conservadores, no sentido da família e dos bons costumes, iremos concentrar nossos esforços nesse dia 7 de setembro na Avenida Paulista”.

“Nada mais propício que na data de nossa independência, sempre por nós comemorada, levarmos o nosso clamor por um país mais justo, sem a interferência entre poderes, com respeito absoluto a constituição e a inequívoca transparência no processo eleitoral”, destaca Pestana. “Somos absolutamente adeptos à paz, sempre expressa em todos os nossos atos, todavia, sem a falsa associação à subserviência. Somos pacíficos por tradição, um povo de fibra, de fé, e de claras convicções de limites”, acrescenta o manifestante.

Assim como a direita, a esquerda também não tem previsão de realizar algum tipo de manifestação na cidade de Itu. Porém a presidente do PSOL em Itu, Michelle Duarte, teceu críticas aos atos pró-governo federal.

“Os atos chamados pela ala bolsonarista tem um único intuito: continuar defendendo sua pauta golpista com agitação insistente pelo voto impresso e ameaça a democracia e instituições democráticas. Bolsonaro já deu diversos indícios de que não irá respeitar o processo eleitoral de 2022 se não for eleito, e assim como [o ex-presidente Donald] Trump nos EUA inflama seus apoiadores no tensionamento do uso político das Forças Armadas”, destaca Michelle.

Sobre as manifestações da esquerda, Michelle comenta. “Ir para as ruas no próximo dia 7 de setembro tem um recado a toda essa ala, a de que brasileiros e brasileiras não aguentam mais Bolsonaro e sua política de morte. O aumento no preço de alimentos, energia, combustível, o custo de vida se tornando cada vez mais caros e consequentemente sem tratar de fato sobre a pandemia da forma como deveria coloca a aprovação do Governo Bolsonaro em queda constante o deixando cada vez mais acuado”.

“Entendemos que não é possível aceitar todas essas ameaças a democracia e a vida digna sem uma resposta. É preciso dar um basta ao plano de Bolsonaro de ataques contra a democracia e o processo eleitoral de 2022”, encerra.